Avante! – um jornal anarquista de Évora (1909)


BNP_AHS1064

“Avante!…

O Grupo de Propaganda Livre ao lançar à publicidade esta folha, não tem em vista, mais do que contribuir para o bem estar da Humanidade, conduzindo a todos à felicidade commum.
Tendo a nossa iniciativa o fim único de concorrer para a libertação de todo o proletariado em geral; conglobaremos n’esta folha as doutronas e ensinamentos dos apostolos do Ideal Libertario, para que assim, expostas por toda a parte, por todos os recantos do globo terrestre, emfim: essas idéas possam ser apreciadas, estudadas e conscientemente discutidas.
Para nós e certamente para todos os que se interessam pela causa dos opprimidos, ser-nos-há satisfatorio o vermo-nos auxiliados por todos os que se interessam pelas luctas sociaes para assim travarmos a lucta em que todo o proletariado consciente anda empenhado, e assim faremos alguma coisa de pratico e de util para todos.
Queremos todavia informar que aqui trabalham na maioria operarios, e por isso na parte que diz respeito a fórma litteraria ou corréção da escrita desculpar-nos-hão decerto aquelles que nos lerem.
Sendo as nossas aspirações livres, respeitaremos toda a forma ortographica em que os originaes nos sejam enviados.
Avante! A lucta está encetada e o calôr que nos anima ao dar publicidade ao nosso jornal; será sempre o mesmo, embora por momentos moderados; o que sempre succede. Torna-se necessaria uma boa e sã propaganda entre os camponezes e essa será a nossa missão. Instruir mas Revoltar.
Tendo em mira de que uns render-nos-hão justiça, outros guerra sem tréguas, nós saudamos toda a imprensa operaria e todo o operariado em geral:
Avante! Pelo futuro bem-estar da Humanidade!
Avante! Pela Revolução Social.

O Grupo de Propaganda Livre”.

Avante! – Ano I, nº1, Évora, 1 fevereiro 1909 (pagina de rosto) 01/02/1909
Descrição:
Jornal AVANTE!: orgão e propriedade da Biblioteca do Grupo de Propaganda Livre. Jornal Anarquista. Série I e II, 8 números. 1909-1911. Ano I, nº 1. Évora,1 Fevereiro 1909. Administrador: Sertório Augusto Fragoso, Redator: Francisco Direitinho.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s