2014: bicentenário do nascimento de Bakunin


Capturar

A 30 de Maio de 2014 celebra-se o 200º aniversário do nascimento de Mijaïl Aleksandrovitch Bakunin (1814-1876), ilustre militante do movimento revolucionário europeu, filósofo e um dos teóricos do movimento anarquista internacional.

Desde a sua irrupção no círculo de filósofos de Stankevitch em 1830 e, mais tarde nas fileiras do movimento revolucionário europeu, que Bakunin chamou a atenção dos seus contemporâneos. Influenciou de maneira decisiva a história dos movimentos de libertação nacional e dos revolucionários e anarquistas russos e europeus dos séculos XIX e XX. As ideias libertárias de Bakunin, que escreveu uma crítica visionária do “socialismo de Estado” muito tempo antes do seu estabelecimento na URSS e nos países do Bloco de Leste,  assim como a crítica bakuninista da religião, do patriotismo, do liberalismo, dos princípios de poder e hierarquia, prevaleceram como ideias actuais até à nossa época.

Na Rússia, Bakunin sofreu, durante anos, a censura e a difamação, primeiro por parte do czarismo e mais tarde do poder “comunista”. As suas obras não foram publicadas no seu país durante mais de 50 anos. As suas acções foram silenciadas ou apresentadas de maneira caricatural. Infelizmente, esta tradição mantém até agora. Ao mesmo tempo, o número de investigações objectivas, na Rússia, sobre a sua vida continuam a ser insignificante e a as investigações estrangeiras sempre têm sido de difícil acesso em consequência dos obstáculos linguísticos e de informação. A personalidade apaixonada, mas contraditória, de Bakunin suscita frequentemente críticas baseadas no preconceito e subjectivas, é vítima de desinformação e de deformações ideológicas que herdámos duma tradição liberal, conservadora e também marxista.

aqui: http://periodicoellibertario.blogspot.pt/2014/01/2014-bicentenario-del-nacimiento-de.html

Mais sobre Bakunin: http://arquivobakunin.blogspot.pt/

conferência internacional sobre Bakuninhttp://bakunin2014.wordpress.com/category/portugues/

colóquio sobre Bakunin na Polóniahttp://bakunin2014.wordpress.com/2013/11/16/colloque-bakounine-en-pologne/#more-93

Blog sobre Bakunin (em francês)http://atelierdecreationlibertaire.com/blogs/bakounine/

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s