(Barreiro, 21H) Contra a exploração de gás de xisto: todos à Assembleia Municipal esta 6ª feira à noite


Para esta sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, o MOVIMENTO ANTI-EXPLORAÇÃO DE GÁS DE XISTO, BARREIRO lançou um apelo para que todos os barreirenses estejam presentes na Assembleia Municipal do concelho – que se realiza esta noite -, para questionarem  o executivo municipal sobre quais os planos para a Exploração de Gás de Xisto no Barreiro. Segundo o movimento “numa notícia de 19 de Fevereiro de 2013, o executivo, pela voz do presidente Carlos Humberto, assume o início da prospecção. Até hoje não se conhecem resultados dessa prospecção”.

A exploração de gás de xisto, pelo processo de fracking – que consiste em partir a rocha através da injecção de jactos de água a altas pressões, misturada com areia e químicos. A pressão é tão grande que torna a contaminação química dos lençóis freáticos e da água potável um risco constante – começa a ser abertamente contestada. O jornal MAPA publicou há dois meses um artigo bastante elucidativo sobre este tema e tem desenvolvido várias sessões de informação e de alerta (ver vídeo no topo da página).

Esta sexta-feira esperam-se mais esclarecimentos sobre esta questão na zona do Barreiro, mas é preciso que noutras regiões as associações locais e ambientais levantem e debatam também este assunto que cada vez está mais na ordem do dia. Em Portugal e em todo o mundo.

ver: http://movimentoantigasdexistobarreiro.wordpress.com/

http://www.jornalmapa.pt/2013/12/26/a-elevada-factura-da-fractura-hidraulica/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s