(40 anos) O Centro de Cultura Libertária é o espaço anarquista com maior longevidade em Portugal


CCL40anos (1)

O Centro de Cultura Libertária de Cacilhas foi fundado logo após o 25 de Abril de 1974 por velhos militantes anarquistas que resistiram à ditadura, tais como Francisco Quintal, Jaime Rebelo, Adriano Botelho, Sebastião de Almeida ou José Correia Pires, antigo prisioneiro do campo de concentração do Tarrafal e homem ligado ao associativismo em Almada. Desta forma, este espaço esteve, desde a sua origem, ligado à tradição de apoio mútuo e luta pela liberdade que sempre encontrou terreno fértil na cidade de Almada. O Centro possui uma biblioteca e um arquivo únicos em Portugal, com material editado ao longo dos últimos cem anos, assim como uma livraria de cultura libertária. Durante a sua existência, o Centro acolheu várias actividades culturais, tais como debates, passagem de vídeos, exposições ou diversos ateliers. Diferentes publicações aqui se editaram, como o jornal “Voz Anarquista” nos anos 70, a revista “Antítese” nos anos 80, o “Boletim de Informação Anarquista” nos anos 90 e a revista “Húmus”, mais recentemente. Agora festeja 40 anos, com um programa diversificado. Parabéns CCL.

Programação:

17 de Maio, 17h30 – Documentário, Fascism Inc. de Infowar Produtions (2014, 84 Min.), seguido de Conversa e Jantar benefit CCL.

24 de Maio, 20h00 – Apresentação do projecto “Cozinha comunitária das Terras da Costa”, Jantar benefit CCL/Terras da Costa.

25 de Maio, 09h00 – Caminhada na Mata dos Medos (Fonte da Telha) com identificação de plantas e piquenique. (ponto de encontro, paragem da TST frente à brigada fiscal).

31 de Maio, 17h00 – Círculo de leituras anárquicas “A contínua atracção do nacionalismo” de Fredy Perman, Jantar Benefit.

7 de Junho, 16h00 – 40º Aniversário do Centro de Cultura Libertária, Partilha de vivências, memórias e debate sobre o C.C.L.. Exposição documental sobre os seus 40 anos. Petiscada Benefit.

8 de Junho, 10h00 – Percurso pedestre pela memória libertária de Almada, seguido de piquenique (traz merenda). (ponto de encontro, paragem dos barcos de Cacilhas).

14 de Junho, 17h00 – Inauguração da Biblioteca do C.C.L.: Apresentação da biblioteca, mostra de acervo, mostra de vídeo e conversa sobre bibliotecas libertária. Jantar Benefit para a biblioteca.

21 de Junho, 17h00 – Documentário: “Não vivamos como escravos!” de Yannis Youlountas (2013, 89 min.), Jantar benefit para o C.C.L..

5 de Julho, 17h00 – Apresentação da actual situação da BOESG, conversa sobre a nova leis das rendas. Jantar Benefit para a BOESG

A hora marcada (a partir do dia 31) poderá ainda sofrer alguma alteração, acompanha a nossa programação no nosso blog, facebook, por mail, ou, melhor, passa no CCL.
Saúde e Anarquia!


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Centro de Cultura Libertária

Facebook: www.facebook.com/CentroDeCulturaLibertaria
Blog: http://culturalibertaria.blogspot.pt/
E-mail: ateneu2000@gmail.com
Endereço postal: Apartado 40 / 2800-801 Almada (Portugal)
Sede: Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto – Cacilhas – Almada

voz anarquista

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s