A primeira imagem viral da Copa do Mundo 2014 foi criada por um artista de rua brasileiro


140520_SPOT_MuralEventoDaPompeia.jpg.CROP.original-original

Três semanas antes da abertura da Copa do Mundo 2014, a competição já tem uma imagem de marca. E a FIFA não vai gostar dela.

A 10 de Maio o artista brasileiro Paulo Ito postou este mural da porta de uma escola no Bairro de Pompeia, em São Paulo. Menos de uma semana depois tornou-se uma atracção internacional, ganhando uma enorme adesão no facebook. Também teve sucesso no Brasil: foi partilhada uma mensagem na popular página de facebook da TV Revolta e teve mais de 40 mil gostos.

Vi esta imagem pela primeira vez quando Dave Zirin, do The Nation,  o partilhou no Twitter. O retrato de uma criança brasileira esfomeada a chorar, sem nada para comer, mas com uma bola de futebol, é tão simples e sugestivo que você não precisa saber muito sobre o Brasil nem massacrar a cabeça sobre este assunto. Tudo o que precisa saber é que, apesar dos enormes progressos feitos na última década, os níveis de pobreza ainda são assustadoramente altos e a Copa do Mundo vai custar milhões de dólares que poderiam ser gastos doutro modo.

“As pessoas já têm essa noção e esta imagem traduz esse sentimento”, disse-me hoje, numa entrevista, Ito, a partir de São Paulo. Ele diz que em 14 anos como artista de rua numa criou nada tão popular e que ficou surpreendido com o forte eco que teve.” A verdade é que há tanta coisa que está mal no Brasil, que é difícil saber por onde começar”, explicou através do chat do facebook. “ Eu não quis dizer que ninguém está a fazer nada contra a pobreza”, disse ele sobre o mural, “mas é preciso mostrar ao mundo e a nós mesmos que a situação ainda não está boa”.

No início deste mês, a presidente populista brasileira Dilma Rousseff anunciou aumentos nas prestações da segurança social antes da Copa do Mundo e em antecipação às eleições de Outubro. E, no ano passado, depois de milhões terem saído às ruas em protesto contra o aumento das tarifas nos transportes e outros problemas do sistema, incluindo um sistema de saúde em ruptura, o governo respondeu rapidamente, abandonando o aumento dos transportes, importando médicos de Cuba e canalizando o dinheiro do petróleo para a educação. Mas no seu recente livro “Futebol Nation: A história do Brasil através do futebol”, David Goldblatt classifica esta resposta como uma meia-medida destinada a desvitalizar as manifestações. “Não foi muito, mas foi o suficiente para tirar o ferrão ao movimento”, escreve Goldblatt.

Ito transmite a ideia de que a resposta do governo tem sido, em grande parte, cosmética. Ele citou dois provérbios brasileiros: “tapar o sol com a peneira” e “leis para inglês ver”.

Ainda assim, Ito não gosta que a sua obra tenha sido utilizada por redes sociais conservadoras, como a TV Revolta, para atacar a presidente Dilma Rousseff. Ele considera que o mural é uma crítica mais ampla à sociedade brasileira e Dilma Rousseff – a sucessora escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – tem feito algumas coisas boas pelos pobres.

Ito inicialmente queria colocar o mural no exterior do Estádio Itaquerão, com 70 mil lugares, onde vai ter lugar a abertura da Copa do Mundo. Mais tarde mudou de ideias, considerando que a escola, que ele descreve como representando uma grande parte da classe média de Pompeia, seria mais apropriado. Ele diz que não queria colocar o mural num bairro pobre, tal como uma das favelas de São Paulo, e que se tem esforçado por evitar que tais imagens sejam exibidas neste tipo de bairros.

“Há dois anos pintei um mural num edifício (abandonado) e pensei pintar algo que tivesse a ver com a pobreza, mas quando entrei lá dentro mudei de ideias”, disse-me Ito. “Eles já vivem o que eu pretendia pintar”. Nesses casos, disse ele, pinta o que as pessoas pedem: os símbolos da equipa de futebol e Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants).

aqui: http://www.slate.com/blogs/the_spot/2014/05/20/paulo_ito_world_cup_a_brazilian_street_artist_has_created_the_world_cup.html

https://www.facebook.com/paulo.ito.50

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s