(14 de Junho) “O projeto libertário no século XXI: A perspetiva de Carlos Taíbo”, na Universidade de Évora


DSC_0362

Amanhã, dia 14 de Junho, o II COLÓQUIO DE TEORIA JURÍDICO-POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS, a realizar na Universidade de Évora (sala 131), inclui uma comunicação sobre o pensamento do investigador e académico libertário contemporâneo Carlos Taíbo, bem como comunicações sobre dois outros autores que se inscrevem, de alguma forma, na linha do pensamento anti-autoritário e anti-estatal: o alemão Ulrich Beck e o canadiano Charles Taylor.

Assim, segundo o programa, na segunda parte da manhã, será este o desenrolar das actividades previstas no painel entre as 11.30h-13.00h com moderação de Marco António Martins (UE/NICPRI/Diretor LRI):

João Tavares Roberto (estudante do DTJPRI/NICPRI/UE)
Título: “O projeto libertário no século XXI: A perspetiva de Carlos Taibo”

Resumo: Neste trabalho pretendemos abordar os eixos fundamentais que sustentam a visão anarquista e libertária proposta por Carlos Taibo. O autor espanhol, nosso contemporâneo, é professor de Ciência Política na Universidade Autónoma de Madrid e  as suas posições permanentes ao serviço da construção de uma abordagem alternativa,  distante do modelo vigente, suscitam o nosso interesse académico. Conceitos que  parecem hoje fazer parte de um passado quase inverossímil são chamados a terreiro pelo  autor e defendidos como elementos basilares de um novo imaginário libertador, face a  um capitalismo em fase de corrosão terminal. Numa luta de classes agora desencadeada pelos de cima, termos e expressões associadas ao léxico anarquista, como a autogestão, a  democracia direta e a autonomia encontram no decrescimento uma plataforma onde lhes é possível desenvolver o seu potencial libertário ao serviço do Homem e de sociedades  mais justas.

José Vilema (estudante do DTJPRI/NICPRI/UE)
Título: “A Europa ameaçada e a crise do “político”. Argumentos a propósito do pensamento de Ulrich Beck”

Resumo: A disseminação criada à escala global em função dos riscos políticos, sociais, económicos, financeiros e geográficos, abalaram a arquitetura, anteriormente concebida, que é a União Europeia. As mudanças nos equilíbrios de poder que a crise dos mercados impôs e o mais recente mapa político que dela resultou, e a marcha a um cenário incerto e previsível catástrofe, servirão de ponto de análise à luz de três conceitos fundamentais,de U. Beck, a saber: A individualização; a modernização; e a subpolítica. Não obstante, com estes pressupostos, procuraremos não apresentar os resultados, ou seja, a  “catástrofe”, porém antecipá-la e mostrar as possíveis formas de conseguir um novo contrato social destinado a manter a grande casa europeia assente nas bases elementares como: condições de prosperidade, igualdade, partilha, e democracia. Em suma, tende-se a  uma “Europa nova”, forte, tendencialmente una, uma Europa dos cidadãos.

Paulo Fontes (estudante do DTJPRI/UE)
Título: “Um novo olhar sobre a Ética da Autenticidade de Charles Taylor”

Resumo:  O presente artigo assenta em duas convicções fundamentais: por um lado, considera-se a Ética da Autenticidade como uma obra síntese da teoria política de Charles Taylor, por outro, assume-se o reconhecimento como conceito central desse pensamento. O autor, preocupado em compreender e solucionar o problema da singularidade das identidades e da diversidade da sua coexistência dentro de uma mesma organização social, assume a concepção do enraizamento ontológico do indivíduo na comunidade, que o precede, e confere a necessária primazia à sua capacidade dialógica na formação de si próprio com os outros. Taylor, de forma a sustentar a sua crítica, elege o conceito de autenticidade, empreendendo a tarefa de resgatá-lo do atomismo valorativo das sociedades desenvolvidas e de critérios subjetivistas e relativistas. A partir daí, o nosso trabalho pretende explorar e problematizar as consequências jurídicas e políticas do seu pensamento, a fim de aprofundar a compreensão dos diversos conteúdos da modernidade.

ver programa completo: http://www.nicpri.uevora.pt/informacoes/eventos/(item)/13547

Capturar

Advertisements

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s