(Memória Libertária) Cartas de Elisée Reclus e Peter Kropotkin à Royal Geographical Society publicadas no Brasil


revista Goiás

No Brasil para além  do ressurgimento de diversas organizações que se reivindicam do anarquismo e do pensamento libertário, também o número crescente de trabalhos de investigação e de artigos em revistas universitárias denotam este renovado interesse no ideário e na forma de agir dos anarquistas ao longo dos tempos. É o caso do Vol 3, nº1 (Janeiro-Junho de 2014) da Revista de História da Universidade Federal de Goiás que publica 2 artigos sobre aspectos relevantes do movimento libertário, a partir da memória histórica: por um lado, a relação do anarquismo com a arte e. por outro. a publicação de algumas cartas inéditas de Elisée Reclus e Peter Kropotkine que se se destacaram, simultaneamente, como anarquistas e geógrafos de relevo. Os dois textos podem ser facilmente acedidos via internet.

Arte e Anarquismo no periódico A Plebe (1917)

João Gabriel da Fonseca Mateus

Resumo

As relações entre o anarquismo e a arte são bastante difundidas nos centros de militância e nos círculos acadêmicos de arte. Podemos, a priori, citar os trabalhos de Antliff (2009), Ragon (2001), Ferrua (1990), Joyeux (1990), Valenti (2001), Bert (2001), Manfredonia (2001), além do já secular Do Princípio da Arte e de Sua Destinação Social de Pierre Joseph Proudhon, escrito ao realista francês Gustave Courbet. Assim, como maneira de apresentar ao leitor as ligações, ainda pouco estudadas, entre a imprensa operária no Brasil e a arte, analisaremos uma seleção de imagens veiculadas pelo periódico A Plebe no ano de 1917 que, a nosso ver, potencializavam uma nova forma de atuação dos próprios anarquistas ao propor uma função inovadora, subversiva, não apenas em conteúdo e forma, mas como uma estética dos sentidos com a força da liberdade da arte na imprensa operária.

Texto completo: PDF

“Os anarquistas à Sociedade Geográfica Real…” Cartas de Élisée Reclus e Peter Kropotkin a John Scott Keltie (1882-1917)

Federico Ferretti, Adriano Gonçalves Skoda

Resumo

 Publicamos uma seleção de 24 cartas enviadas pelos geógrafos anarquistas Élisée Reclus e principalmente Pëtr Kropotkin ao presidente da Royal Geographical Society John Scott Keltie de 1882 a 1917, conservadas nos arquivos da RGS-IBG em Londres e publicadas aqui pela primeira vez. Como explicamos no texto de apresentação, acreditamos que essa fonte é útil para integrar os conhecimentos disponíveis até agora sobre a rede dos geógrafos anarquistas, e particularmente para lidar com as complexas relações entre ciência, política e lugares de construção do saber geográfico na época deles.

Texto completo: PDF

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s