(França) CSO Transfo foi despejado na semana passada. Outros mantêm-se de pé.


2014-10-23_Bagnolet_Transfo-expulsion-vers7h-a

Em França mais um Centro Social Ocupado foi alvo de despejo por parte da polícia. Tudo aconteceu na passada quarta-feira, pelas seis da manhã, quando a policia entrou no local do CSO Transfo, em Bagnolet (Paris) levando todos os residentes para a esquadra,  uma vez que estes decidiram não se identificar (para não isolarem os companheiros que não tinham papéis). Ao todo terão participado nesta acção cerca de 200 polícias, entre os que entraram no edifício e os que ficaram frente ao local.

Sobre uma parcela de Transfo, está em curso um grande projecto imobiliário: vão ser construídas várias torres altas, que irão mudar a face do bairro, sem qualquer concertação com o seus moradores.

Os três proprietários do local são a companhia eléctrica EDF e duas das suas filiais; alguns edifícios estavam vazios há dois anos, outros há uma dezena de anos.

Por isso foi criado um projecto colectivo: um edifício destinado a habitação,  três outros alojavam actividades: projecção de filmes, cantinas populares, sessões de apoio às lutas sociais, recuperação e distribuição de legumes, biblioteca, reuniões, infokiosques…

Apesar de um processo judicial longo, a justiça acabou por precipitar as coisas e decidiu uma expulsão sem demoras e sem analisar o fundo da situação.

arton1846

Fresco visível  na entrada do CSO Transfo

No território francófono (França, Bélgica Suiça) existem, no entanto, vários CSO a funcionar. Alguns há vários anos. Ficam os contactos

aqui: https://fr.squat.net/2014/10/23/bagnolet-93-expulsion-du-transfo-rassemblement-de-solidarite-a-18h/

da_c_fense_du_transfo_autocollant-3-a3d83-9a013

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s