(México) Mario González saiu em liberdade


mario

O anarquista Mário González, preso desde o dia 2 de Outubro de 2013 conseguiu há algumas horas atrás a sua libertação depois do tribunal constitucional lhe ter outorgado protecção pelas violações a diversas garantias cometidas pelo Poder Judicial do Distrito Federal mexicano.

Por volta do meio-dia de quinta-feira, Mário Gonzaléz recebeu a notificação judicial na Torre Médica da prisão de Tepepan onde permanecia depois da greve de fome de dois meses em finais do ano passado. Mais recentemente, no inicio de Outubro, Mário e vários outros presos anarquistas nas cadeias do México, tinha protagonizado uma segunda greve de fome.

Segundo a decisão judicial, que é clara, Mário fica absolvido de qualquer delito e não ficará com antecedentes criminais,

Mário González, ex aluno universitário, foi detido num autocarro no centro histórico da cidade do México quando se dirigia para participar  na marcha que assinalava o massacre estudantil de 2 de Outubro de 1968.

Segundo as afirmações da policia, o jovem – antes expulso da Universidade do México pelas suas posições críticas às medidas reformistas do reitor José Narro Robles – foi acusado de ter lançado artefactos explosivos danificando mobiliário público, propriedade privada e transeuntes.

As irregularidades cometidas no caso de Mário Jorge, documentadas em vários órgãos de comunicação social, destacaram a decisão da juíza Marcela Arrieta de negar a sua libertação condicional por o considerar de “perigosidade social” devido à sua assiduidade a manifestações.

(Notícia com informações de vários sites mexicanos)

https://solidaridadmariogonzalez.wordpress.com/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s