(Mundo) O neto anarquista de Che Guevara


Capturar

Canek Sánchez Guevara nasceu em Cuba, mas vive há muitos anos no México. É um elemento activo no Movimento Libertário Cubano e intervém em discussões e polémicas sobre a actualidade do anarquismo e a necessidade de uma transformação radical em Cuba. Tem a particularidade de ser neto de Che Guevara, o líder da revolução cubana que trocou as salas do poder pela guerrilha na selva boliviana, onde acabaria por morrer às mãos do exército. Sobre o avô, que não chegou a conhecer, diz que foi transformado “num objecto”, numa “mercadoria”.

*

che_guevara_chucks_by_bobsmade1

Canek Sánchez Guevara: “Ao meu avô Che o poder incomodava-o”

(Entrevista ao primeiro neto de Che Guevara, filho da sua filha primogénita Hilda Guevara, que morreu de cancro em La Habana).

Canek Sánchez Guevara tem um nome que provem de um rei maia, de um padre mexicano e de um apelido muito famoso, o do seu avô, o guerrilheiro Che Guevara. Nasceu em La Habana (1974). Há dois anos (2010) publicou “Diário de Bolivia” (Linkgua ediciones) e intervém agora no colóquio ‘Liberdades em Cuba: Para quem? Para quê?’

-Lí que estava cansado de lhe perguntarem por Che Guevara.

– De facto, eu não o conheci. Conheci-o através dos seus textos. Cresci num ambiente de esquerda radical fora de Cuba, mas pode alguém esquecer-se de quem é neto?

– É curioso que o mito do Che tenha crescido ao mesmo tempo que o neoliberalismo.

– De facto, foi a partir dos anos 80 que se tornou um objecto. É uma marca do capitalismo, reciclar a subversão na forma de mercadoria e a seguir vendê-la. E uma marca da subversão: criar heróis, mártires e mitos. Foi a esquerda que contribuiu para criar o mito.

– Também é seu fã?

– Não sou guevarista, parecer-me-ia de uma soberba terrível. Fascinou-me o facto de que, depois de ter chegado ao poder, o tenha abandonado para seguir a sua obsessão: a Revolução.

–Não gostava do poder.

–Sentia-se incomodado, jamais teve obsessão pelo poder.

– Que futuro vê para Cuba?

– Vivemos num mundo em que tudo parece estar a ser derrubado e Cuba não foge a isso.

–Fidel, Raúl Castro, melhor ou pior?

– Têm dois carácteres diferentes, mas o processo de democratização vai acontecer na era pós-Castro, nem com Fidel nem com Raúl. O sistema político cubano comportou-se como uma monarquia e não sei porque é que se continua a chamar socialismo. Raúl é mais pragmático. Poderia abrir esses espaços para a democracia.

– Mudou os fidelistas.

– O que há é uma maior presença das forças armadas em postos civis. Administram hotéis e serviços turísticos. São capitalistas de Estado, anti-liberais.

– E os cubanos o que pensam?

– A principal obsessão do cubano mais pobre é levar comida para a mesa.

– Face ao que está a acontecer em Cuba, que diria o seu avô se fosse vivo?

– Não posso atrever-me a pôr palavras ou ideias na boca de outras pessoas, seja o Che ou qualquer pessoa, porque apesar do merchandising continua a ser um desconhecido para muitos. Mas o que eu posso dizer é que ele se foi embora de Cuba.

SONIA GARCÍA GARCÍA

El Periódico de Catalunya (2012)

aqui: http://atriopress.blogspot.pt/2009/03/canek-sanchez-guevara-mi-abuelo-el-che.html

perfume

Em finais de Setembro a empresa estatal cubana “Labiofam” anunciava publicamente que iria lançar dois perfumes com os nomes “Ernesto” e “Hugo” em homenagem a Ernesto Che Guevara e a Hugo Chavéz. A polémica em Cuba, onde a pouco e pouco surgem meios de comunicação e espaços que escapam ao controlo estatal, não tardou a fazer-se ouvir, obrigando o governo cubano a vir anunciar que não autorizava a criação destes produtos, que os “símbolos eram sagrados” e que a comercialização destes perfumes era inadmissível (aqui).

Advertisements

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s