Carlos Taibo: “O realismo é a boa consciência dos filhos da puta”


.

Carlos Taibo é professor de Ciência Política na Universidade Autónoma de Madrid e autor de vários livros sobre o pensamento libertário. O seu mais recente livro tem o título “Repensar a Anarquia”. Defensor do decrescimento, Carlos Taibo esteve muito ligado ao movimento assembleário do 15M, sobre o qual escreveu também um livro. Frequentemente afastado dos grandes órgãos de comunicação social, Carlos Taibo, no entanto, é uma voz influente que se faz ouvir no circuito alternativo dos sindicatos revolucionários (CNT e CGT), dos Ateneus e dos Centros Sociais Ocupados por todo o Estado Espanhol.

Admirador de Fernando Pessoa, tem também um livro sobre o poeta português, “Parecia não pisar o chão. Treze ensaios sobre as vidas de Fernando Pessoa” (AGAL, Ourense, 2010) e uma recolha e tradução de poemas de Pessoa para galego.

Recentemente esteve no Centro Social Ocupado Rey Heredia, em Córdova, a convite da CNT local. O desafio que lhe foi proposto foi o de falar sobre “tomar o poder ou construir a sociedade a partir de baixo?” Carlos Taibo não recusou o desafio e falou da situação actual em Espanha e no mundo, na irrupção do Podemos, na necessidade de resgatar os princípios libertários para o momento actual.

Dada a relevância desta conferência – e enquanto esperamos por ter a possibilidade de ouvir Carlos Taibo em Portugal ou de ver alguns dos seus últimos livros editados em português – decidimos traduzir o vídeo (colocado na internet pelos companheiros da CNT de Córdova) e disponibilizá-lo a todos os que se interessam por perceber o mundo que nos rodeia a partir duma perspectiva libertária.

http://estaleiroeditora.blogaliza.org/files/2010/09/descrecimento_web.pdf

https://www.facebook.com/pages/Carlos-Taibo/330474237627

Advertisements

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s