A ajuda mútua


kropotkin1[1]Não há melhor dia do que o Natal para todos reconhecermos as diferentes maneiras pela quais somos ou não privilegiados nas nossas vidas. É também um dia importante para nos sensibilizarmos para a ajuda mútua.

A ajuda mútua (ou o apoio mútuo) assenta no principio de que nos devemos juntar de forma colectiva para voluntária e recíprocamente partilharmos recursos e serviços que trarão benefícios a todos; ao contrário do que acontece hoje em que uma minoria de indivíduos prosperame a maioria de nós sofre.

No seu livro (Apoio Mútuo) Kropotine refere que as duas características da evolução são a competição (ou seja, a sobrevivência do mais apto) e a cooperação (ou seja a ajuda mútua). E concluiu que a cooperação e a ajuda mútua são os factores mais importantes na evolução das espécies e na capacidade para sobreviver.

É importante para todos nós cuidarmos ao longo do ano tanto daqueles que nos são queridos como daqueles que nos são estranhos. A grande maioria de nós é gente que luta nesta sociedade heteropatriarcal capitalista e de supremacia branca e temos que olhar para fora, para os que são diferentes de nós.

adaptado daqui: https://www.facebook.com/WorkersSolidarityMovement

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s