(Alternative Libertaire) Charlie Hebdo, a tristeza e a cólera


arton6164-4837f

O massacre perpetrado nas instalações de Charlie Hebdo, hoje ao fim da manhã, é um acto ignóbil, a condenar sem reservas.

O choque emocional é imenso e pensamos em primeiro lugar nas pessoas próximas às vítimas.

Se se confirmar que esta carnificina foi obra de fascistas religiosos, é preciso, mais uma vez, denunciar as ilusões mortíferas dos fanáticos que sonham submeter a sociedade à religião. Nós continuaremos a combater todos os fascismos, quer se refugiem nas religiões judia, cristã, muçulmana ou outras. E, desde já, condenamos qualquer acto de violência islamofobo que seja cometido a título de “represálias”.

A tristeza e a cólera são ainda mais forets porque sabemos a quem vai aproveitar este crime. Este acontecimento horrível vai fazer aumentar o clima racista em que a sociedade francesa já está imersa. Leva água ao moinho dos reaccionário, políticos ou literatos que dissertam sem fim sobre o pretendido “choque de civilizações” e vomitam quotidianamente o seu ódio aos muçulmanos e aos estrangeiros.

Certamente que a Alternativa Libertária está empenhada na luta contra todas as forças retrógradas. Mas esta luta não pode ser travada num quadro de “unidade nacional” descontraído, com os responsáveis políticos que, tanto à direita como á esquerda, atiçaram o ódio e são em parte responsáveis pelo caos actual:

– porque apoiaram o crescimento das forças islamistas armadas por diversos motivos geoestratégicos desde os anos 1980;

– porque eles conduziram ou apoiaram intervenções militares desastrosas em África e no Médio Oriente, por motivos imperialistas;

– porque fecham as fronteiras àquelas e àqueles que tentam fugir do inferno atravessando o Mediterrâneo;

– porque mantêm a estigmatização dos trabalhadores imigrados e dos seus filhos, em particular quando se suspeita que são muçulmanos;

– porque vão, aproveitando-se da emoção legítima das populações e sob o pretexto do anti-terrorismo, agravar as leis liberticidas.

Alternative Libertaire

7 de Janeiro de 2015

http://www.alternativelibertaire.org/?Charlie-Hebdo-la-tristesse-et-la

charlie_kap-w

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s