(Évora) Esta sexta-feira concentração pela liberdade de expressão e contra todos os fanatismos políticos ou religiosos


imagem

Um grupo de activistas de diversas proveniências políticas e sociais que durante largos meses animaram  assembleias de rua diárias (e depois semanais) e estiveram na origem de algumas manifestações de “indignados” (15 de Outubro, 12 de Maio, 2 de Março…), que juntaram muitas centenas de manifestantes, convocaram para amanhã, sexta-feira, em Évora uma concentração em defesa da liberdade de expressão e de opinião e contra os fanatismos religiosos e políticos. A concentração/vigília realiza-se a partir das 17, 30H na Praça do Giraldo, junto à Igreja de Santo Antão – local onde, precisamente, há alguns séculos o fanatismo católico queimou e seviciou centenas de cidadãos, mortos e torturados em nome de um deus vingador. Tão vingador como o allah dos bárbaros islamistas que sonham com um califado mundial, mas a que as comunidades libertárias do Kurdistão têm sabido fazer frente, nomeadamente impedindo a queda de Kobane. O Portal Anarquista está com todos os que defendem a liberdade contra a mentira e a opressão. Por isso estamos com esta manifestação de cidadania.

*

Depois dos atentados de Paris

Concentração/vigília em Évora  esta sexta-feira em defesa da liberdade de expressão e contra todos os fanatismos (políticos ou religiosos).

Esta quarta-feira a redacção em Paris do jornal satírico Charlie Hebdo foi atacada e foram mortas 12 pessoas, seis das quais jornalistas. Os autores do atentado terão sido fanáticos islamitas ligados aos grupos que combatem as comunidades livres curdas no norte da Síria e no Iraque em nome da instauração de um Califado à escala global.

Só em 2014 foram assassinados 61 jornalistas por todo o mundo, em zonas de conflito por exércitos em guerra ou em países “democráticos” em acções punitivas feitas por grupos armados.

Com o avanço da extrema-direita em muitos países da Europa (Holanda, Alemanha, França…) o fanatismo religioso aparece como um precioso aliado para aqueles que combatem a liberdade de expressão, de reunião e de opinião de todos os seres humanos, para além da cor da pele, das religiões ou das ideias políticas de cada um.

Não confundimos os seguidores de nenhuma religião com os seus sectores mais fanáticos e extremistas, mas consideramos que o facto de se ser crente é uma opção individual, que se deve respeitar no quadro de sociedades laicas e, por isso, combatemos todas as religiões de Estado.

Por considerarmos que:

  1. a liberdade de expressão, de reunião e de opinião é um dos valores mais preciosos que a humanidade, através de séculos de luta, conseguiu conquistar;
  2. que o massacre de Paris, pela dimensão e pela forma como foi realizado, simboliza o perigo real que a liberdade de expressão e informação hoje constituem contra os fanatismos, incluindo o religioso;
  3. não podemos ficar silenciosos enquanto a extrema-direita e os totalitarismos avançam, de novo, em muitas partes do globo, nomeadamente na Europa;

Associamos, por isso, o nosso grito de consternação e repulsa ao assassinato de jornalistas em todo o mundo por fanáticos e extremistas, sejam políticos ou religiosos, cujo objectivo é criar sociedades autoritárias e ditatoriais, em que a autonomia e a capacidade de afirmação individuais e colectivas estejam reduzidas ao mínimo possível;

e convidamos todos os eborenses a juntarem-se a nós numa concentração/vigília em defesa da liberdade de expressão e de opinião e contra todos os fanatismos, esta sexta-feira, dia 9 de Janeiro, pelas 17,30 horas, na Praça do Giraldo (junto à Igreja de Santo Antão), em Évora.

Contamos contigo!

aqui: https://www.facebook.com/events/1592312124338520/

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s