OS ATENTADOS EM FRANÇA – uma reflexão


lat

Carlos Latuff antecipa os efeitos do atentado à sede do Charlie Hebdo

Vitor Lima

As intervenções ocidentais no mundo islâmico apenas têm desestruturado e empobrecido esses países e têm apoiado e armado – juntamente com os sheiks do petróleo – grupos que encontram no fanatismo salvítico, milenarista, a sua coesão.

Milhões de pessoas da Europa do Sul, da África e do Médio Oriente procuram os países ricos para sobreviverem e onde os esperam riscos e humilhações à entrada e pobreza e discriminação no trabalho.

A austeridade, o desemprego que assolam a Europa, entregue a classes políticas de fanáticos neoliberais que a todo o momento dizem não haver alternativa à pobreza e à perda de direitos, não para de gerar insegurança e medo do futuro.

À imagem do 11 setembro de 2001, não há medidas de segurança invulneráveis, sobretudo quando não se quer passar das lógicas de mercado, da competitividade, do salve-se quem puder, num planeta a caminho do desastre ambiental e humanitário.

Mas há sempre margem para sossegar os simples com a prisão de uns quantos facínoras assassinos (ou quem possa servir para apresentar como tal), com mais recursos para as polícias, com mais abusos e retirada de direitos, com mais videovigilâncias, que em regra, servem apenas para retratar… o próximo atentado.

O fanatismo incendiário não é monopólio de jihadistas. Em França um idiota qualquer publicou um livro – best seller – onde prevê a sharia a vigorar em França (!!) e, anos atrás um dignitário do PSD ( já falecido) dado a bocas parvas referia que a bandeira do Islão flutuaria na torre Eiffel… como que numa inversão do resultado da batalha de Poitiers, no século VIII.

Num mundo global, não há alternativa ao multiculturalismo, à convivência entre diferentes; o encerramento identitário é o berço da desconfiança face ao Outro, do racismo e do fascismo. Para já, a Le Pen recebeu um brinde trazido por reis magos não vindos do Oriente mas, provavelmente nascidos nos arrabaldes pobres de Paris.

aqui: https://www.facebook.com/vitor.lima.9678067

Manifestantes protestam no centro de São Paulo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s