A “primavera francesa” e o ascenso dos fascismos


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O senhor paquistanês da loja ao lado da minha casa, ao ver o meu desânimo ante os acontecimentos que agitam a Europa, propõe que eu veja a coisa com outros olhos. No Paquistão, ainda não há um mês, 6 fundamentalistas islâmicos mataram 145 pessoas numa escola militar. Mataram as crianças e os funcionários da escola metralhando-os a sangue frio. A esmagadora maioria (segundo ele, havia apenas 15 funcionários) eram menores de 18 anos. O mundo inteiro sofre estes fenómenos espantosos, recuperados pelos movimentos fascistas face ao medo irracional que o terrorismo gera. Se já não há forma de falar de política sem falar de morte, falta ver como é que o povo francês vai reagir face à situação que agora lhe é colocada.

Mas como é que pode um país afrontar a morte de forma serena quando o principal contacto que teve com ela foi perante o espectáculo tecnologicamente mediatizado, que transmitiu à população um dilúvio de imaginários prósperos, de promessas de vidas acomodadas e tranquilas? De cada vez, e de forma cada vez mais insistente, tem-se bombardeado a população desde a mais tenra idade com imagens de violência gratuita. Uma parte importante da sociedade francesa vive desde 1968 nessa cosmovisão frequentemente hedonista, senão mesmo epicuriana, que tende a fugir da dor para procurar a felicidade. Infelizmente as reivindicações políticas do revolucionário mês de Maio desse ano associadas à busca do prazer – que existem e no contexto do capitalismo organizado pelo Estado, e muitas – diluíram-se sob o processo de mercantilização da natureza.

A brutalidade deste processo é a manifestação por antonomásia da sempre latente vertente totalitária da organização estatal-capitalista da sociedade. É esse processo que leva os Estados Unidos, a Arábia Saudita e o Paquistão a formarem uma aliança em 1984. Desta aliança sairá a decisão de dar a Ussama Bin Laden a responsabilidade do recrutamento de militantes islamistas para o Afeganistão. Essa guerra ainda não acabou e neste momento ainda é impossível fazer a estimativa de quanta mais violência acabará por gerar. Ante a barbárie, só o conhecimento e a busca de uma vida coerente, com ideais de verdade e liberdade (de consciência, de credo, de expressão, política, etc.) nos pode salvar da profunda maré obscurantista -esotérica que desumaniza os humanos, maltrata os seres vivos e ameaça destruir o planeta.

A subversão em si mesma não pode ser institucionalizada. Por outro lado, gerou-se uma idolatria da rebeldia sem causa, que procura tirar os indivíduos da vida pública, ao doutriná-los permanentemente com slogans vazios e caducos. Charlie Hebdo, um jornal criado em 1969, representa a ala progressista e altamente transgressora do Maio de 1968, e foi um actor político importante naquela altura, ao ridicularizar De Gaulle e o seu modelo patriarcal tradicionalista. Nunca pretendeu ser revolucionário e não se posicionou, que eu saiba, de forma explícita ao lado de nenhum partido. É verdade que criticavam mais a direita que a esquerda, uma tendência que se reforçou com o tempo. Ao evoluir e estabilizar-se no mercado editorial, os cartoons caem por vezes num esquerdismo rançoso e mentiroso, como o de Jueves (revista satírica espanhola). Não obstante, a sua recusa em submeter-se à censura imposta mediante ameaças e agressões ilustra também o interesse estratégico da jihad islâmica em atacar a esquerda ocidental e o seu ideal – às vezes defendido de forma obtusa e dogmática – de liberdade de expressão. E também há sensibilidades que não permitem a crítica, como a da família real espanhola que censura uma primeira página do Jueves porque brincava com a coroa de merda que o rei passou ao filho.

A população do Ocidente, atemorizada e horrorizada, redescobre-se nas praças. Por todo o mundo realizam-se concentrações solidárias que reúnem militantes fascistas organizados e o resto dos cidadãos. Estes últimos estão pouco organizados, ainda que também existam minorias activas de sinal democrático em França. É preciso ver o lado positivo das coisas quando ele existe e, neste caso, é motivo de esperança que nessas praças se esteja a dar uma resposta colectiva, até agora aparentemente não organizada, muito para além das concentrações encabeçadas pelos partidos oligárquicos franceses. No entanto, o discurso da extrema-direita pode espalhar-se com facilidade, dado que o veneno da Peste Negra já há algum tempo que está a ser difundido pelos meios de comunicação, enquanto o fascismo europeu se ia organizando. Entre a jihad islâmica e a guerra santa católica há cada vez menos diferenças.

A “primavera francesa” não podia ser mais fria, um frio que recorda os atentados de Breivik na Noruega em 2011…

Miguel Rodriguez (pseudónimo de um português a residir em Barcelona e profundo conhecedor da realidade francesa. Versão para o Portal Anarquista)

(abaixo versão em castelhano)

La “primavera francesa” y el ascenso de los fascismos

El señor pakistaní de la tienda al lado de casa, al ver mi desanimo ante los sucesos que agitan Europa, me propone mirar la cosa con otros ojos. En Pakistán, no hace ni un mes, 6 fundamentalistas islámicos mataron a 145 personas en una escuela militar. Mataron a niñxs y funcionarixs de la escuela ametrallándoles a sangre fría. La aplastante mayoría (solo había 15 funcionarixs, según él) eran menores de 18 años. El mundo entero sufre un fenómeno espantoso, que los movimientos fascistas recuperan ante el miedo irracional que el terrorismo genera. Si ya no hay como no hablar de la muerte cuando se habla de política, falta ver como va a reaccionar el pueblo francés ante la situación que se le plantea.

Pero cómo puede un país afrontar a la muerte de forma serena, cuando el principal contacto que tuvo con ella ha sido mediante el espectáculo tecnológicamente mediatizado, que transmitió a la población un diluvio de imaginarios prósperos, de promesas de vidas acomodadas y tranquilas? A la vez, y de forma cada vez más insistente, se ha bombardeado a la población desde su más tierna edad con imágenes de violencia gratuita. Una parte importante de la sociedad francesa lleva desde el 1968 viviendo dentro de esa cosmovisión a menudo hedonista, y si más no epicúrea, que tiende a huir del dolor para buscar a la felicidad. Infelizmente, las reivindicaciones políticas del revolucionario mes de Mayo de ese año asociadas a la búsqueda del placer – que las hay en el contexto de un capitalismo organizado por el estado, y muchas – se diluyeron, bajo la presión del proceso de mercantilización de la naturaleza.

La brutalidad de dicho proceso es la manifestación por autonomasia de la siempre latente vertiente totalitaria de la organización estatal-capitalista de la sociedad. Es ese proceso el que empuja Estados Unidos, Arabia Saudita y Pakistan a formar una alianza en el 1984. De esta alianza saldrá la decisión de poner a Ussama Bin Laden a cargo del reclutamiento de militantes islamistas destinados a Afganistán. Esa guerra nunca ha acabado, y por el momento aún es imposible estimar cuanta violencia más acabará generando. Ante la barbarie, sólo el conocimiento y la búsqueda de una vida coherente con el ideal de verdad y libertad (de consciencia, de credo, de expresión, política, etc.) puede salvarnos de la profunda marea obscurantista-esotérica que deshumaniza a los humanos, maltrata a los seres vivientes y amenaza con destruir el planeta.

La subversión en sí misma no puede ser institucionalizada. En cambio, se ha generado una idolatría de la rebeldía sin causa, que busca separar a los sujetos de la vida política, al adoctrinarles permanentemente con consignas vacías y caducas. Charlie Hebdo, un periódico criado en el 1969, representa a una ala progresista y altamente transgresora del movimiento de Mayo del 68, que fue un actor político importante en su momento, al dejar en ridículo al De Gaulle y a su modelo patriarcal tradicionalista. Nunca pretendió ser revolucionario y no se posició, que yo sepa, de forma explícita a ningún partido. Seguramente criticaban más a la derecha que a la izquierda, una tendencia que se habrá reforzado con el tiempo. Al evolucionar y estabilizarse dentro del mercado editorial. las viñetas caen a veces en un izquierdismo rancio y burlón, como el del Jueves. No obstante, su negativa en someterse a la censura impuesta mediante amenazas y agresiones ilustra también el interés estratégico de la yihad islámica en atacar a la izquierda occidental y su ideal – a veces defendido de forma obtusa y dogmática – de la libertad de expresión. Y es que hay sensibilidades que no permiten la crítica, como la de la familia real española que censura una portada del Jueves porque se burlaba de la corona de mierda que el rey le pasaba a su hijo.

El pueblo occidental, atemorizado y horrorizado, se redescubre en las plazas. Por todo el mundo se dan concentraciones solidarias que reunen a militantes fascistas organizados y el resto de la población. Esta última se encuentra poco organizada, aunque haya también minorías activas de signo democrático en Francia. Hay que verle el lado positivo a las cosas cuando lo hay, y en este caso es esperanzador que en esas plazas se esté realizando una deliberación colectiva, hasta ahora aparentemente no organizada, más allá de las concentraciones encabezadas por los partidos oligárquicos franceses. Sin embargo, el discurso de la extrema-derecha puede coajar con facilidad, dado que el veneno de la Peste Negra lleva rato siendo difundido por los medios de comunicación, mientras el fascismo europeo se organizaba. Entre la yihad islámica y la guerra santa católica, hay cada día menos diferencias.

La “primavera francesa” no podría ser más fría, un frío que recuerda a los atentados de Breivik en Noruega el 2011…

Miguel Rodriguez

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