(País Basco) Comunicado do sindicalismo de classe face à repressão em Euskal Herria


stop represionweb_1

Os sindicatos abaixo-assinados querem mostrar o seu repúdio pela detenção de 16 pessoas, entre as quais se encontram vários advogados e advogadas e a busca a sedes como a do sindicato LAB (*) que teve lugar em Euskal Herria (País Basco).

Para nós todas estas actuações pretendem criar um clima de medo e de insegurança e criminalizar pessoas e organizações bascas, como o sindicato LAB, num momento de grande mobilização do povo basco que saiu massivamente às ruas no passado sábado, dia 1o de Janeiro. Por isso, não é por acaso que a operação tenha tido lugar um dia depois da manifestação massiva que se realizou para exigir o respeito pelos direitos humanos dos presos e presas e para a resolução do conflito pela via democrática e do diálogo.

Desde o sindicalismo de classe exigimos a liberdade dos detidos e o fim da repressão em Euskal Herria. Queremos transmitir também toda a nossa solidariedade e apoio ao sindicato LAB e às pessoas e organizações bascas que trabalham para a normalização social e política.

13 de Janeiro de 2015

CGT; CNT; CONFEDERACIÓN INTERSINDICAL; CSI- ASTURIES; CUT GALIZA; CUT ARAGÓN; ESK EUSKAL HERRIA; FSOC CANARIAS; INTERSINDICAL ALTERNATIVA DE CATALUNYA; INTERSINDICAL ARAGÓN; INTERSINDICAL CANARIA; INTERSINDICAL – CSC CATALUNYA; INTERSINDICAL VALENCIANA; SAT; SOLIDARIDAD OBRERA

(*) Langile Abertzaleen Batzordeak (LAB) é um sindicato nacionalista basco, integrado na esquerda abertzale, e considerado parte do Movimento de Libertação Nacional Basco. Criado no outono de 1974, mantêm presença fundamentalmente no País Vasco e Navarra (Espanha); a partir do seu V congresso, em 2000,  alargou a sua actividade sindical ao País Basco Francês. A nivel internacional, LAB forma parte da Federação Sindical Mundial.

aqui: http://www.cnt.es/noticias/comunicado-del-sindicalismo-de-clase-ante-la-represi%C3%B3n-en-euskal-herria

informação sobre o País Basco: http://paisbasco.blogspot.pt/

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s