(memória libertária) ‘A Dor’ um jornal anarquista manuscrito que circulava nas prisões



httpmosca-servidor.xdi.uevora.ptarquivoindex.phpp=digitallibrarythumbnails&q=Jornal+A+Dor

 PDF: A Dor: o Grito das Prisões (Ano I, nº 1, Junho de 1934)

BNP_N61_CX110_AHS3876MS442821

PDF: A Dor: Pão, Terra e Liberdade (Ano I, nº 2, Julho de 1934) 

Os jornais manuscritos nas prisões, fossem da autoria de anarquistas ou comunistas, foram relativamente frequentes nas cadeias portugueses. Houve jornais anarquistas em diversas prisões e espaços de deportação de Coimbra a Angra do Heroísmo e ao Tarrafal que tinham como objectivo partilhar informações entre os detidos na mesma prisão ou em diversas prisões e contribuir para o enriquecimento ideológico e cultural dos presos.

Tomás Aquino fala dos jornais manuscritos publicados no Tarrafal pela Organização Prisional Anarquista no seu livro “O segredo das Prisões Atlânticas”, em que relata a vivência dos presos anarquistas (e também de outras proveniências ideológicas) no Campo da Morte fascista e em Angra do Heroísmo.

Mas houve outros jornais deste tipo. O projecto “Mosca”, que tornou visível e devidamente enquadrada uma parte do espólio anarquista que existe em diversos arquivos, destaca também o jornal manuscrito “A Dor”, que circulou na Cadeia de Coimbra na altura em que ali esteve uma grande vaga de presos anarquistas em consequência da preparação do 18 de Janeiro de 1934. São pequenos jornais feitos com dedicação e empenho militante, pedaços da memória de uma luta que nunca esmoreceu. E que hoje continua bem viva e acesa por todo o mundo em torno dos ideais libertários.

aqui: http://mosca-servidor.xdi.uevora.pt/projecto/index.php?option=com_jumi&fileid=9&p=digitallibrary&q=jornal%20A%20Dor

Advertisements

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s