Rua Francisco Ferrer na Cova da Piedade


placa_ferrer_peq

Em meados de Outubro (de 2014) foi recolocada a placa toponímica da rua Francisco Ferrer. Agora uma placa descritiva, com alguns dados sobre o grande pedagogo e pensador anarquista catalão. Decorriam 105 anos sobre o seu fuzilamento em Montjuich.

O companheiro Manuel Vieira foi o promotor desta alteração. Dando voz ao desejo de inúmeros companheiros contactou em Junho a Câmara de Almada e desde então manteve persistentemente esse contacto na procecussão desse objectivo.

Logo após a implantação da República, por iniciativa de um grupo de cidadãos ligados à Associação do Registo Civil, a Câmara Municipal de Almada atribuiu o nome de Ferrer a uma rua da Cova da Piedade. De resto, nesse período, muitas cidades do País colocaram o nome do professor catalão na sua toponímia local (Évora, Guimarães, Fafe, Guarda, Lisboa, Tavira, Torres Vedras e até Lourenço Marques). Interessante foi o caso da Câmara de Lisboa (cuja composição era à data maioritariamente republicana) que na sessão de 21 de Outubro de 1909 aceitou os pedidos de várias representações (Comissão paroquial republicana do Campo Grande, Junta paroquial da Ajuda, Grémio da Mocidade Liberal e diversos na qualidade de munícipes) e deliberou dar a uma rua o nome de «Francisco Ferrer». Esse propósito acabou por ser rejeitado pelo Governo Civil, em 24 de Novembro, suscitando grande polémica. Só a 4 de Setembro de 1913 esse propósito foi concretizado. Com o advento do Estado Novo o nome de Ferrer foi banido de todas as ruas do país.

Tanto quanto julgamos saber de imediato, após o 25 de Abril, a Câmara de Almada, por iniciativa de um grupo de cidadãos, repôs a toponímia republicana, mas sem menção ao pensamento que esteve na base do seu prestígio como pedagogo

Recentemente também a Câmara Municipal de Lisboa voltou atribuir a uma rua no Alto dos Moinhos o topónimo «Rua Francisco Ferrer», mas com uma inscrição algo controversa – (Pedagogo e Político) acrescido do ano de nascimento e morte (1859 – 1909).

(Publicado no jornal “A Batalha”, nº 262, Novembro/Dezembro de 2014)

mapa_rua_ferrer_cinza

A Rua Francisco Ferrer, na Cova da Piedade, inicia-se no Largo 5 de Outubro e termina no Largo da Romeira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s