«Não me deixe morrer, eu quero viver» diz doente com hepatite C a Paulo Macedo.


plataforma

Os doentes portugueses e espanhóis portadores de hepatite C acusam os governos dos dois países de os estarem a deixar morrer sem medicamentação. A luta trava-se já na rua. Em Espanha milhares de pessoas têm demonstrado, em várias manifestações, a hipocrisia governamental. Em Portugal esse movimento tem vindo também a crescer exigindo medidas eficazes no tratamento dos doentes e recusando uma leitura economicista da saúde.

«Não me deixe morrer, eu quero viver», gritou hoje José Carlos Saldanha, doente que aguarda tratamento contra a hepatite C, ao dirigir-se ao ministro da Saúde, durante uma audição que decorre na Comissão Parlamentar da Saúde.

A Plataforma Hepatite C manifestou-se hoje em frente ao parlamento. A Plataforma exige ao Ministério da Saúde que trate até ao final do ano as 5.000 pessoas mais doentes e em maior risco de progressão para doença grave.

O grande Negócio das farmacêuticas com a Hepatite C em Portugal

– O custo de produção do medicamento Sofosbuvir varia entre os 57 e os 115 € e está a ser vendido ao governo português a 48 mil euros.
Com os preços proibitivos praticados pela empresa Gilead (empresa que detém a patente do SOFOSBUVIR) 99% da população (incluindo portuguesa) que sofre de Hepatite C vai ficar sem acesso ao tratamento, por isso é chocante que não haja uma resposta fulminante das instituições políticas.
O que se pode fazer:
1. Emitir licença compulsória. Qualquer governo pode emitir uma “licença compulsória” que permite fabricar Sofosbuvir como um produto genérico. O Acordo de Doha sobre Propriedade Intelectual e Saúde Pública (Organização Mundial do Comércio) autoriza a limitação dos direitos de propriedade intelectual em caso de necessidade de saúde pública. Usando essas flexibilidades em direito internacional, um governo pode promover a produção de Sofosbuvir por uma empresa de produtos genéricos por um preço muito mais baixo ou importa-lo de outro país numa versão genérica.
2. Oposição à patente. Como faz a Índia, qualquer governo pode questionar a legalidade da patente do Sofosbuvir para demonstrar a ausência de uma inovação que justifique a patente. Neste caso, a mesma molécula já tinha sido patenteada como um fármaco anti-cancerígeno.
3. Unir-se com outros países para fazer compras públicas em conjunto. É possível fazer compras conjuntas com outros estados europeus para melhorar a capacidade de negociação. O que vimos até agora é precisamente o contrário: mesmo o estabelecimento de um preço máximo europeu para a SOFOSBUVIR – proposto pela França – foi rejeitado pela Comissão Europeia.
O Governo, supostamente, deu luz verde para que 71 doentes fossem urgentemente tratados mas apenas 35 já estão a tomar os comprimidos. Em Portugal, 13 mil pessoas são doentes de Hepatite C.

O QUE É A EMPRESA GILEAD?
Gilead é uma empresa farmacêutica multinacional nas mãos de grandes fundos de investimento globais, com ramificações no sector bancário e em grandes empresas multinacionais.
A empresa, com alguns dos executivos mais bem pagos do sector, tem fortes ligações com o governo norte-americano, e com os principais think-tanks e grupos de pressão internacionais, entre os quais se encontram Donald Rumsfeld e George Shultz, secretário de estado de três Administrações republicanas dos EUA.
O Grupo Gilead foi o mesmo que lucrou com o negócio do Tamiflu.

Saber mais: http://tinyurl.com/mwcropo

Via: http://blogs.elpais.com/3500-millones/2014/07/los-enfermos-de-hepatitis-estan-por-encima-de-las-patentes.html
http://www.casmadrid.org/index.php?idsecc=noticias&id=5517&titulo=NOTICIAS
http://cordoba.cnt.es/gilead-hepatitisc-bolsa-o-vida
http://tinyurl.com/lszu3t5

espanha

Imagem de uma manifestação de afectados pela hepatite C  em Madrid.

daqui: https://www.facebook.com/guilhotina.info

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s