Roteiro libertário para este sábado


Nu Sta Djunto na Sociedade Musical União Paredense (SMUP)

nustadjunto_-_parede_-_png
S.M.U.P. – Parede, Cascais – 14,30H

Nu Sta Djunto – Estamos Juntos é um movimento de entreajuda e auto-gestão baseado nos princípios da união, apoio-mútuo, auto-suficiência e da solidariedade.

Num contexto, onde cada vez mais o cinto nos aperta a todos e a sobrevivência nos tenta pôr uns contra os outros, é importante sentirmos que não estamos sozinhos, para contrariar o medo que nos divide e isola. Através da organização de eventos (normalmente concertos de Hip-Hop), bem como outras formas de contribuição, angariamos comida, roupa, mobília, etc. Também é possível, em alguns estabelecimentos comerciais, pedir a um cliente para fazer uma doação através do arredondamento do preço de uma despesa a favor do Nu Sta Junto. Para partilhar directamente com quem precisa. A distribuição é gerida através das mesmas pessoas que organizam o evento solidário e os bens são entregues às pessoas que mais necessitam ao seu redor, seja na sua cidade, no seu bairro ou na sua casa.

Como todos nós podemos ajudar e ser ajudados, Nu Sta Junto funciona ‘de todos para todos’, sem qualquer tipo de distância ou diferença entre quem dá e quem recebe. Com isto, pretendem-se criar relações e estruturas horizontais sem representantes nem representados, onde cada pessoa sinta que o movimento ‘é seu’ e se possa envolver livremente, enquanto indivíduo em colectivo. Em relação às entidades, será sempre recebida com toda a gratidão todo o tipo de ajuda, enquanto a intenção da mesma for apenas o ato solidário.

A boa vontade não vem com segundas intenções. Nu Sta Junto não promove nomes, não reclama méritos nem alimenta lucros. Os laços acontecem entre as pessoas. Estamos juntos.

*

Manifestação contra repressão e violência da psp de Setúbal

setúbal

Praça do Bocage, Setúbal, 15H

Mais uma vitima as mãos da PSP e Brigada de Intervenção Rápida de Setúbal.
Nuno Jorge Pires jovem setubalense de 30 anos de idade , canalizador de profissão, e dj, dirigia se pra casa na noite da passada sexta feira apos uma saída com os amigos,, tendo sido abordado por elementos da bir que estavam a fazer uma rusga. Foi agredido com cacetadas na cabeça tendo ficado em coma estendido na via publica sem lhe ter sido prestado auxilio, tendo os policias agressores fugido do local. Morreu depois n hospital vitima das cacetadas que levou na cabeça.
Não se esquece, não se cala, porque um dia pode ser um de nos , ou alguém próximo. Sábado la estaremos a mostrar que não os tememos e não esquecemos.

*

Terrorismo (i)Lógico

cartaz-fev-mar (3)

Biblioteca BOESG – Rua das Janelas Verdes, 13, 1ºEsq – Lisboa, 21H

Instalação sonora de José Meireles, José Neves e Mirró Pereira.Instalação sonora feita a partir de uma adaptação livre do texto Lógica do Terrorismo de Michel Bounan, uma análise acutilante dos vários actos de terrorismo do século XX. Aproveitando a ocasião será também apresentada uma reedição deste texto, publicado por ACDM/ Pandora.

http://boesg.blogspot.pt/

*

Syriza, Movimento e Crise

siryza

Na RDA49 – Regueirão dos Anjos 49, Lisboa, 21H

Os anos após a crise financeira de 2008 foram marcados pela emergência e consolidação de vários movimentos “desde baixo” que protagonizaram uma onda de revoluções e revoltas globais inéditas desde os anos 60: A Primavera Árabe, os indignados, os vários Occupys, o parque Gezi e o junho brasileiro entre outros. Em 2015 a coligação de partidos de esquerda SYRIZA alcança o poder na Grécia e as sondagens apontam o partido-movimento PODEMOS! enquanto principal candidato à vitória nas eleições do fim do ano no estado espanhol
De que modo podemos relacionar estes dois fenómenos? Há uma continuidade entre as expressões informais e formais do movimento ou pelo contrário estas vitórias nas urnas são uma derrota das ruas? Qual o papel político dos estados na presente configuração da crise e do capitalismo? O que podem efectivamente fazer estes partidos? Porque parecem estes fenómenos não acontecer em Portugal?
O RDA49 propõe um debate à volta destas e de outras questões com convidados de diversos quadrantes políticos.

https://www.facebook.com/events/365061540355778

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s