(Estado Espanhol) José Antúnez Becerra: comunicado da família aos 61 dias em greve de fome


becerra1

José Antúnez Becerra é um dos presos mais antigos do Estado Espanhol, com mais de 40 anos acumulados, sobretudo devido às lutas que tem travado na cadeia, fazendo parte da COPEL (Coordenadora de Presos em Luta), durante a “transição” e mais recentemente participando na campanha contra os maus tratos e as torturas na prisão (‘Cárcel= Tortura’).

Actualmente José Antúnez Becerra está a cumprir uma pena de 19 anos por ter participado no motim de Quatre Camins de 2004, em que foi o principal acusado, conjuntamente com dois outros presos. Com quase 60 anos de idade só deve ser libertado em 2029 e o sistema prisional não prevê nem lhe propõe nenhuma autorização de saída a curto ou médio prazo. Ante esta situação de cadeia perpétua encoberta, Antúnez decidiu levar a sua luta até às últimas consequências.

Detido na prisão de Brians 2 (Catalunha) está em greve de fome desde o passado dia 23 de Janeiro, tendo passado os cinco primeiros dias também em greve de sede. Há dois dias, devido ao estado de saúde e de debilidade em que se encontra, foi transferido para o Hospital Penitenciário de Tarrassa, também na Catalunha.

becerra

Comunicado da família

Encontra-se no Hospital Penitenciário de Tarrassa desde a manhã do dia 23 de Março de 2015.

Esta manhã pudemos falar com ele, notavam-se leves melhoras.

Pela tarde, dois dos seus familiares fomos visitá-lo, já que apenas pode ver 2 pessoas por dia e durante 30 minutos, duas vezes por semana.

Ao chegarmos, estava na cama, com o soro ligado, mas o aspecto já mudou, tem um pouco mais de cor na pele, os seus olhos não estão tão fundos, tal como a sua cara, a sua voz parece um pouco cansada, com a mente lúcida esteve em todos os momentos consciente do perigo a que esteve exposto nestes dias e apesar disso disse “esta vez não há volta atrás, engaram-me/nos demasiadas vezes e a vingança que têm para comigo não vai parar, isto não é vida, quero uma vida normal com vocês e se mão me concedem isso não quero viver”, está cansado e já não vomita, o que lhe permite estar mais estável, está um pouco melhor do que na semana passada, não sei se tem forças para andar, esteve deitado na cama sem mover-se para nada, quando lhe telefonei esta manhã também estava na cama. No entanto, está debilitado e esgotado.

Aparte tudo isto, o que mais nos alegrou, foi “DESDE ESTA MANHÃ QUE NÃO NÃO VEJO A DOBRAR, NEM TÃO TURVO”, esta é a melhor notícia que podíamos ouvir, já que temíamos muito a sua falta de vista, inclusive chegámos a pensar que ele a ia perder completamente, pois dizia que via a dobrar e turvo e a forma como olhava parecia a de um cego, e pelo menos alguma coisa não é de todo má, de momento claro, esperemos que não suceda de novo e que o seu estado não piore.

A cada coisa que lhe contávamos os seus olhos enchiam-se de lágrimas, dizia-nos que estava muito emocionado por tudo o que lhe está a acontecer, que jamais tinha imaginado e nem sequer consegue imaginar o grande apoio que tem, dizendo que não sabe como agradecer tudo o que as pessoas estão a fazer por ele, por este pobre homem e que pelo menos isto sirva para outro ser humano

Hoje recebeu várias visitas, entre elas 4 pessoas do Sindic. de Greuges (Defensor do povo da Catalunha) depois de uma solicitação da nossa parte para que o visitassem, 3 outras pessoas do Congresso da Catalunha, que foram por sua própria iniciativa, depois de pedirem para falar com Antúnez. (…)

Percebem que hoje estamos contentes, mas não para deitar foguetes, não esqueçamos que o seu estado de saúde não deixa de ser crítico, que já leva 61 dias de greve de fome, mais os cinco que esteve também em greve de sede. (…)

Conxi, 24 Março de 2015

https://insurrecto36.wordpress.com/2015/03/24/jose-antunez-becerra-comunicado-a-los-61-dias-en-huelga-de-hambre/

https://abordaxe.wordpress.com/2015/03/25/terrasa-carcelona-comunicado-de-onte-da-familia-de-antunez-e-cronica-da-concentracion-solidaria-frente-ao-hospital/

peligro-de-muerte1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s