(Mérida) ‘XIII Curso de Pedagogia Libertaria’, de 2 a 6 de Setembro


paideia-1

Uma das finalidades do curso é dar a conhecer como funciona a escola Paideia e por isso será eminentemente prático.

Durante estes dias tentaremos levar à prática a ética da Anarquia, vivendo os valores da Igualdade, da Solidariedade, da Ajuda Mútua e da Liberdade.

Cada pessoa constitui uma possibilidade infinita de criação vital seja para ela, seja para a liberdade. Por isso, tod@s   somos nalgum momento mestr@s e noutr@s aprendiz@s.

Cada qual aporta o que é, o que conhece, os seus gostos, a sua forma única de fazer o mundo. E entre tod@s aproximamo-nos de uma vivência mais anárquica, mais livre e feliz.

A experiência destes anos diz-nos que ainda que sejam poucos dias, a intensidade dos mesmos rompe um pouco a linha do tempo.

O grupo que se formar, com as indicações que serão dadas no início da actividade, autogestionará estes dias, tal e qual como se faz na escola com uma assembleia geral que começará pelas 10 da manhã, na qual a diversidade de pessoas que ali se reúna deve pôr-se de acordo para decidir como e de que maneira se reparte o tempo: horário, actividades, tempo de debate, assembleia geral, trabalhos de cozinha, limpeza e actividades de carácter manual, etc.

Devemos ter em conta que uma das bases prioritárias da escola da anarquia é a igualdade: igualdade no trabalho, não discriminando entre trabalho intelectual e manual, igualdade de géneros, igualdade de classes, com a aceitação da diversidade que caracteriza qualquer grupo humano. A máxima que nos acompanha é a: ‘De cada um segundo as suas possibilidades, a cada um segundo as suas necessidades’.

Por outro lado, o curso pretende aproximar-se da educação libertária e da sua ideologia. O que pretendemos é mostrar como funciona esta escola livre, já que cada escola livre é diferente nas suas dinâmicas educativas.

Não existe um programa pré-estabelecido. A assembleia geral é que o vai definir.

O preço do curso é de 220 euros, que inclui a matrícula, pequeno-almoço, almoço, merenda e material. Os lucros que resultarem deste curso servirão para ajudar economicamente a escola, que é sempre deficitária.

As pessoas que desejem realizar o curso deverão preencher a ficha de inscrição (aqui) e enviá-la por email para info@paideiaescuelalibre.org.

Uma vez recebida a ficha de inscrição remeteremos por email o número de conta da escola para que façam o pagamento da reserva de lugar  que é de 40 euros. O restante, até ao total de 220 euros deverá ser pago antes do dia 20 de Junho.

Por favor, não se esqueçam de colocar o nome da pessoas que assistirá ao curso quando fizerem o pagamento, para podermos fazer a lista definitiva.

No caso do pagamento não ser feito, consideramos que não desejam participar no curso e esses lugares serão dados a pessoas que estejam na lista de espera.

Saudações libertárias.

Colectivo Paideia.

aqui: http://www.paideiaescuelalibre.org/portada/94-xiii-curso-de-pedagogia-libertaria.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s