(nota de leitura) CHOMSKY: anarchy in the USA e Arredores


unnamed (1)

Num pequeno livro, Do Anarquismo (On Anarchism, The New Press, 2013), que é uma recolha de ensaios e entrevistas, Noam Chomsky (1928) defende que o socialismo libertário é o autêntico herdeiro das Luzes e o futuro do humanismo. É o futuro, mas não é a vanguarda. De vanguardas e de centralismos está o inferno cheio. O anarquista é aquele que luta para obrigar todos os que ocupam lugares de poder a justificar-se. E se o poder não estiver ao serviço das pessoas, deve ser extinto. Poder é poder: a maior parte das vezes quer apenas perpetuar-se a si mesmo. Deve, por isso, ser questionado e combatido.

O anarquista é um desmistificador. Quando interpelam Chomsky sobre a contradição que existe entre economia planificada e democracia, responde assim: “Há muitas economias planificadas – os EUA são um país de economia planificada, por exemplo. Quer dizer, nós consideramo-nos um “mercado livre”, mas isso é uma treta. As únicas áreas da economia americana que são competitivas internacionalmente são as áreas planificadas, as subsidiadas pelo Estado – tal como a agricultura intensiva (que tem um mercado estatal garantido que funciona como uma almofada em caso de haver excedentes); ou a indústria tecnológica de ponta (que depende do Pentágono); ou a farmacêutica (que é fortemente subsidiada através de fundos públicos para a investigação). Estas são as áreas da economia americana que estão a funcionar bem.” (p.22)

Escreve-se também, neste livro, sobre a Guerra Civil espanhola e o anarco-sindicalismo.

Chomsky está na moda. E ainda bem. Não é propriamente o Sid Vicious da filosofia política americana, mas parece ser inspirador de desalinhados de todo o mundo. Uni-vos!

Luís Serra. Évora

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s