(Lisboa) Colóquio e jantar em homenagem ao anarquista e professor universitário José Maria Carvalho Ferreira


Capturar

Na sequência da aposentação do Professor Doutor JOSÉ MARIA CARVALHO FERREIRA, um grupo de colegas e amigos decidiu organizar um evento em sua homenagem. É pois com enorme gosto que gostaríamos de o (a)convidar a participar no referido evento que se realizará no próximo dia 20 DE NOVEMBRO.

A homenagem inclui um colóquio subordinado ao tema_ Sociedade e Utopia_, no qual participarão alguns oradores convidados que irão refletir sobre os contributos científicos, a intervenção cívica e a dimensão humana de JOSÉ MARIA CARVALHO FERREIRA. Seguir-se-á um Porto de Honra de confraternização e um jantar comemorativo.

O colóquio terá início às 18h e terminará às 20h, sendo o Porto de Honra servido nos claustros do edifício do Quelhas do ISEG. O jantar terá lugar no Salão Nobre do mesmo edifício às 20.30h.

De modo a facilitar a organização das atividades, solicitamos a máxima atenção para a necessidade de manifestar a sua disponibilidade em participar no colóquio/Porto de Honra e/ou no jantar, enviando um e-mail confirmativo para socius@iseg.ulisboa.pt até ao dia 13 de Novembro. A presença no jantar implica a menção ao tipo de prato que prefere (carne, peixe ou vegetariano) e o pagamento de 25 euros, o qual poderá ser efetivado no SOCIUS (no ISEG, Edifício da Rua Miguel Lupi nº 20, Gabinete 203) ou no Departamento de Ciências Sociais (Gabinete 111 do mesmo edifício).

Na elevada expetativa da sua participação nesta singela mas sincera homenagem ao Catedrático e ao Homem JOSÉ MARIA CARVALHO FERREIRA que muito estimamos,

Somos, com as mais cordiais saudações académicas e pessoais,

A Comissão Organizadora

Helena Jerónimo
Idalina Dias Sardinha
Isabel Mendes
João Carlos Lopes
Manuel Coelho
Rafael Marques
Rita Raposo

José maria

José Maria Carvalho Ferreira, à esquerda, na Adega Acrata, situada em Bogarreus – Alenquer, sua terra natal. José Maria nasceu aqui em 1945, numa família de camponeses pobres com 7 filhos. Até deixar Portugal a caminho de França (em 1970), teve diversas ocupações, do trabalho no campo a várias outras actividades manuais. Militante antifascista, foi marxista, conselhista e situacionista antes de se afirmar como anarquista. Esteve ligado a vários colectivos libertários entre os quais a Associação Cultural “A Vida” ou ao colectivo da Revista “Utopia”.

*

Entrevista autobiográfica de José Maria Carvalho Ferreira a Edsson Passeti no programaOs Insurgentes” da Tv Puc/SP em duas partes. Para assistir on line no arquivo de filmes anarquistas do site Christie Books procure por ordem alfabética “José Maria Carvalho Ferreira – Edsson Passeti (1 e 2)”  – AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s