(Estado Espanhol) XI Congresso da CNT reúne-se em Zaragoça de 4 a 8 de Dezembro


CNT-XICongreso-2015

Sindicalismo de ruptura: XI Congresso da CNT

. Zaragoça, 4 a 8 de Dezembro de 2015

A CNT, sindicato horizontal e independente, que toma as suas decisões de baixo para cima e que não tem sindicalistas profissionais nem depende de subvenções, celebra o seu XI Congresso em Zaragoça. A mesma cidade onde celebrou o seu IV Congresso em 1936, meses antes do início da guerra civil.

O que se vai discutir neste Congresso?

A CNT saiu da paralisia sindical dos anos transactos e está a implantar-se com força em diversos sectores produtivos ao mesmo tempo que volta a ganhar presença em empresas, sobretudo em locais que não merecem a atenção do sindicalismo de concertação (dado que a sua rentabilidade em termos de representatividade é baixa ou nula).

Por isso este Congresso vai analisar a experiência alcançada nos últimos anos para consensualizar formas e espaços comuns de trabalho face a esta nova etapa:

. Negociação colectiva, luta contra os ERES (acordos de “recuperação de empresas”, ndt) e despedimentos colectivos

. A realidade dos trabalhadores independentes, falsos independentes e trabalhadores não assalariados.

. A criação de bolsas de trabalho ou caixas de resistência que apoiem as reivindicações operárias e as greves confederais

. De igual modo se vão tratar aspectos de reorganização territorial e sectorial que facilitem o funcionamento do sindicato no contexto da luta contra a crise económica e em favor do emprego.

Outros pontos importantes e característicos da forma de fazer da central anarcosindicalista como a auto-organização dos trabalhadores, a extensão dos projectos de economia alternativa ou a relação com as organizações sindicais de âmbito internacional de carácter combativo ou anarcosindical, em especial a AIT, terão também um espaço dedicado no XI Congresso Confederal.

Porquê agora?

A actual ruptura dos laços sociais e comunitários tornam difícil recuperar as dinâmicas colectivas de transformação social e mais ainda num momento em que a classe operária se deixou de reconhecer enquanto sujeito dessa transformação. No entanto, os passos seguros da CNT para uma acção sindical efectiva e uma implantação social mais normalizada está a facilitar a filiação. Este Congresso surge, portanto, face à necessidade de assentar esse crescimento no número de filiados e conseguir tomar impulso para continuar a aumentá-la nos próximos anos.

Os êxitos e o aumento da implantação confederal em empresas como Almusa, a maior fundição do estado, onde se conseguiram importantes melhorias depois de uma greve dura; Madrid Río onde se conseguiu parar o ERE por violar o direito de greve; a organização dos teatros e centros culturais da Comunidade de Madrid geridos pelo CLECE; o envolvimento na greve de autocarros urbanos de Barcelona, o crescimento da filiação no sector da hotelaria (como no conflito mantido pelo pessoal dos hotéis Ercilla de Bilbao), a assinatura de convénios colectivos como o que foi conseguido recentemente em Extracciones Levante, o início do processo de recuperação e cooperativização de empresas como Navarro Logística, a incessante criação de secções sindicais em inúmeras empresas e sectores, tornam necessário o debate que gere um novo impulso que duplique a actividade sindical da Confederação e a torne capaz de desenvolver formas de luta e organização cada vez mais eficazes na actualidade.

Jornadas Culturais do XI Congresso

Acompanhando esta jornada, haverá uma ampla programação de debates, mesas redondas, música, teatro e cinema

Para todos os detalhes necessários sobre o XI Congresso da CNT e as Jornadas Culturais que o acompanham ir a http://xicongreso.cnt.es.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s