(Carlos Taibo) Decrescimento e Anarquia


Capturar

para download (em português)

PARA UMA PERSPECTIVA ANARQUISTA SOBRE A CIMEIRA DO CLIMA QUE ESTÁ A DECORRER EM PARIS

Cada vez está mais claro que a actual economia capitalista, de crescimento ascendente, sempre na casa dos dois dígitos, vai levar a sociedade, no seu conjunto, ao colapso.

Em causa está a finitude dos recursos, a poluição, as mudanças climáticas, o sistema organizativo e social subjacente a esta ordem económica. A necessidade de interromper este crescimento assustador, que chega a atingir a paranóia, em que os bens são cada vez mais perecíveis e o trabalho mais alienado, é hoje bem visível para muitos.

O professor, investigador e anarquista espanhol Carlos Taibo tem sido uma das vozes mais firmes neste campo. Uma voz que é preciso amplificar e a que é necessário juntar muitas outras vozes.

Da junção entre a necessidade de decrescimento, de sociedades menos complexas, e os princípios libertários de produção e distribuição igualitárias e solidárias, na base do velho lema “de cada um segundo as suas possibilidade, a cada um segundo as suas necessidades” nascerá o mundo novo que todos os oprimidos e explorados “transportamos no nosso coração”, como dizia Durruti.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s