(Brasil) Nome de revista universitária homenageia geógrafo anarquista


reclus

Acaba de ser disponibilizado na internet o volume 4, nº 2 de 2015, da revista “Élisée” (do nome do geógrafo anarquista francês Elisée Reclus), uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) vinculado a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e tem como objetivo publicar artigos científicos, resenhas, notas de pesquisa, entrevistas e resumos de professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de prestígio regional, nacional e internacional. Pluralidade teórico-metodológica será garantida na política editorial, assim como o vínculo com os programas de pós-graduação, nível mestrado e doutorado.

Os artigos, entre os quais Hedonismo social na geografia de Élisée Reclus: elementos para pensar uma erótica libertária da solaridade, de José Vandério Cirqueira, podem ser acedidos aqui.

Números anteriores aqui: http://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/issue/archive

Outros artigos relacionados com o anarquismo ou com autores anarquistas publicados nos números anteriores:

O Anarquismo na geografia de Élisée Reclus – Rui Ribeiro de Campos

RECLUS, Élisée. Estados Unidos do Brazil: geographia, ethnographia, estatística.

Anúncios

2 comments

  1. Achei o título tendencioso (ou mal pensado, talvez). Não teria a intenção de explorar o sentido pejorativo e vulgar de “anarquista”??? Não estaria insinuando que a geografia tem ligação com a “desordem social”, criada pelos que não acreditam nos corruptos e mafiosos inseridos no controle da vida dos indivíduos??

    1. Para professor ó sr Aldo Ferreira, a ignorância que manifesta sobre o anarquismo é enorme… Elisée Reclus, além de geógrafo de renome mundial, foi um anarquista reconhecido também internacionalmente. com várias obras publicadas sobre esta temática. E anarquismo nada tem a ver com “desordem social”. Pelo contrário, é o grau supremo da ordem porque não necessita de qualquer autoridade exterior ao grupo ou à sociedade, para impôr a sua vontade. Recomendo-lhe este texto, muito antigo, publicado por Pedro Kropotkin, outro geógrafo e cientista social, também anarquista, na Enciclopédia Britânica, por volta de 1910, sobre o que é o anarquismo: https://colectivolibertarioevora.files.wordpress.com/2013/11/kropotkin-p-anarquismo-enciclopc3a9dia-britc3a2nica.pdf

      (e é sempre bom dar aulas a um “professor”…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s