(Lisboa) Solidariedade com os estudantes brasileiros!


Capturar

Concentração na Praça Luís de Camões, Lisboa, na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 18,30 h, frente ao Consulado Geral do Brasil.

Desde o dia 29 de Setembro que xs estudantes do Estado de São Paulo estão em luta contra a reorganização do Ensino, medida anunciada pelo governador estadual Geraldo Alckmin (PSDB), que iria provocar o fecho de 94 escolas, a transferência de 340 mil alunos, de profissionais, turmas mais lotadas, a segregação dos estudantes para as periferias, e tudo isto somado, a degradação da qualidade da educação pública.

Organizados e combativos, xs estudantes ocuparam as suas escolas, já se contam mais de 200 escolas ocupadas, muitas em solidariedade, protegendo e cuidando das mesmas, de forma horizontal e apartidária, impedindo o fecho das mesmas e resistindo à pressão da Polícia Militar (PM), da manipulação mediática, e das directorias compradas por Alckmin.

Nas ruas, em protestos violentamente reprimidos pela PM, grandes avenidas foram bloqueadas pelxs estudantes por dias consecutivos sob o mote “Se a escola fechar, a cidade vai parar”, tendo já sido presas mais de 30 pessoas apenas na primeira semana de Dezembro. Professores e funcionários das escolas foram ameaçados pelo governo estadual de terem os seus salários e bónus cortados por não estarem a exercer funções.

Pelo Comando de Escolas Ocupadas, órgão que reúne delegados eleitos de todas as ocupações, exigem: o cancelamento total e oficializado do decreto da reorganização, a oficialização de um cronograma de audiências públicas para debater de forma clara a necessária reforma do ensino com toda a sociedade, a punição dos PMs que reprimiram e ameaçaram xs manifestantes, nenhuma punição ou criminalização aplicada aos pais, alunos, funcionários, professores, e apoiantes que participaram da luta. As escolas só serão desocupadas, se tal for cumprido.

Dia 16 de Dezembro, quarta-feira, na praça Luís de Camões, às 18h30, estaremos frente ao Consulado Geral do Brasil em concentração de solidariedade com a luta dos estudantes de SP, contra a reorganização do Ensino, por uma escola pública que seja efectivamente dxs estudantes, e não dos corpos burocráticos que xs desrespeitam!

CEL – Colectivo Estudantil Libertário de Lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s