(Museu do Aljube) Sessão de apresentação do último número de “A Ideia” muito participada


aljube1

aljube 2

Mais de sete dezenas de pessoas participaram ontem no Museu do Aljube, em Lisboa, à apresentação da mais recente edição da revista de cultura libertária “A Ideia”, dirigida por António Cândido Franco, e que este ano comemora 40 anos de publicação.

O lugar da apresentação foi também bem escolhido. Pela temível cadeia do Aljube, e seus curros, hoje transformada em Museu da Resistência, passaram centenas de anarquistas e anarco-sindicalistas, muitos deles ligados à CGT e à redacção de “A Batalha”.

Entre os intervenientes na sessão ganharam especial relevo as palavras de João Freire, um dos fundadores da revista, ainda em Paris, em Abril de 1974 (antes do 25 de Abril) e seu principal animador.

João Freire, oficial do exército colonial e desertor, em finais da década de 60, explicou a sua evolução política do conselhismo e da colaboração nos “Cadernos de Circunstância” para o anarquismo, de que foi um dos principais dinamizadores em Portugal no pós-25 de Abril, uma evolução em vários aspectos muito parecida com a de José Maria Carvalho Ferreira, então operário, que também integrou a redacção de “A Ideia”, depois de ter uma formação marxista e ter passado pelo esquerdismo radical, chegando ao anarquismo já em Portugal, depois do 25 de Abril.

Na sua primeira fase “A Ideia” era uma revista libertária de características mais militantes, divulgadora da biografia de alguns militantes mais antigos e de textos teóricos ligados à ecologia, ao municipalismo libertário e às ideias anarquistas. Nesta fase actual, a revista aborda temas mais culturais, dando destaque, nomeadamente, ao surrealismo e a autores que se situem no campo anti-autoritário ou cuja obra seja importante no contexto da evolução das ideias e do pensamento subversivo relativamente à actual sociedade e aos seus valores.

O “Portal Libertário” saúda “A Ideia” por este 40º aniversário e deseja-lhe longos e frutuosos combates em nome do ideal anarquista e da transformação social.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s