(Bancos) Sempre, sempre, o contribuinte a pagar. E já vai em 13 mil milhões de euros.


banif

“Resgate” ao #Banif podia suplementar orçamento do #SNS em 50%, mas é mais importante salvar banqueiros e investidores.

Mais uma vez, um #banco afunda-se misteriosamente sem que ninguém tivesse previsto tal coisa. O Estado chegou a ter 61% do Banif mas nomeou apenas em 2014 dois responsáveis representantes do Estado Português (um deles o turbo-gestor Issuf Ahmad) enquanto o Banco de Portugal, suposto orgão supervisor, olhou continuamente para o lado. Tem uma das 4 grandes consultoras a fazer auditoria e revisão de contas, a PricewaterhouseCoopers & Associados, a mesma consultora que trabalhou a auditoria inicial e acompanha como Revisor Oficial de Contas Efectivo o Novo Banco.

Tem membros de partidos nos orgãos sociais, como o Presidente do Conselho da Administração Luís Filipe Marques Amado do PS e o vogal Fernando Mário Teixeira de Almeida do PSD, para além de turbo-gestores como Teresa Sofia Teixeira dos Santos Duarte ligada à Sociedade de Garantia Mútua “Norgarante” participada pelo Estado Português bem como pelos principais grupos bancários nacionais (BPI, BES, Millenium BCP, CGD, Santander Totta, CCCAM) e o já mencionado Issuf Ahmad, dos orgãos sociais da Transtejo, Centro Hospital Lisboa Norte E.P.E., Comboios de Portugal e InfraEstruturas de Portugal. No entanto, nenhum destes génios multidisciplinares da gestão soube precaver os problemas.

O Santander pega agora nas boas partes do Banif por 150 milhões de euros depois deste ter recebido um total de 2.255 milhões de euros em apoios públicos, sejam eles directamente do Estado (1.766 milhões de euros) ou do Fundo de Resolução (489 milhões de euros). Segundo Bruxelas, destes 2.255 milhões de euros investidos no reequilíbrio de capitais, o Governo português vai também gastar 422 milhões de euros na “transferência de ativos comprometidos para um veículo de gestão de ativos”.

A ajuda do Estado ao Banif poderá mesmo chegar aos 3.825 milhões de euros no pior dos cenários (até ver), mais do que o anunciado no dia 21/12 pelo Banco de Portugal, devido à separação dos ativos ‘tóxicos’ do restante património, que passará a ser detido pelo Santander. As participações ‘tóxicas’ vão ser geridas pelo Fundo de Resolução, que será responsável pela venda destes ativos avaliados (provavelmente de forma inflacionada/optimista) em cerca de 2.200 milhões de euros. Mais uma vez, o lucro é privatizado e as perdas socializadas, à semelhança do que aconteceu com a divisão do BES em banco bom e banco mau.

Quem gere o Fundo de Resolução? A comissão diretiva é composta por três membros, sendo o presidente um elemento do conselho de administração do Banco de Portugal, por este designado. Um segundo membro é designado pelo membro do governo responsável pela área das finanças e o terceiro membro é designado por acordo entre o Banco de Portugal e o membro do governo responsável pela área das finanças. O Fundo de Resolução presta contas da sua atividade ao Conselho de Auditoria do Banco de Portugal, Ministro de Estado e das Finanças e ao Tribunal de Contas

O Governo decidiu resolver já o problema, provavelmente para fazer um último favor aos accionistas, investidores e depositantes do Banif, uma vez que pelas novas regras europeias de resolução bancária que entram em vigor em 2016, os seus activos no banco seriam usados para saldar contas antes de finalmente serem chamados ao cadafalso os depósitos acima dos 100.000€.

Fica também suspeito o timing do interesse da TVI pelo Banif na semana passada, levando a uma queda abrupta do seu valor em bolsa, quando a TVI é propriedade do grupo espanhol Prisa, que tem como accionista de referência o Banco Santander, o mesmo que ontem adquiriu, pelo habitual preço de saldo, a posição do Estado no Banif.

Os trabalhadores portugueses já sofreram extorsão de 13 mil milhões para ajudar os bancos. Desde 2007 a ajuda pública ao sector financeiro equivale a 7,3% do PIB e a um ano de receita do IVA.

aqui:https://www.facebook.com/guilhotina.info/photos/np.1450807220791827.1407050341/858785660904578/?type=3&theater&notif_t=notify_me_page 

rede anrquista

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s