(Catalunha) CNT de Barcelona intensifica campanha contra ‘Corte Inglês’


portada-flyer-cat1

(Comunicado) Detidos dois militantes da CNT de Barcelona em resultado de uma campanha de boicote ao Corte Inglês

Esta manhã foram detidos dois companheiros da CNT de Barcelona, os quais são também militantes de Acção Libertária de Sants, pela sua participação na campanha de boicote ao Corte Inglês, que ambas as organizações promoveram. Estas detenções fazem parte de um processo mais amplo, dado que se produziram exactamente quando os companheiros se preparavam para dar apoio a um grupo de pessoas acusadas ao longo do fim-de-semana pelos mesmos motivos.

Estes factos confirmam o que já sabemos: o Corte Inglês não é uma empresa qualquer. É pro todos conhecida a sua boa relação com altos cargos policiais e institucionais, a sua política de empresa anti-sindicatos, a sua participação em processos repressivos relativamente a manifestantes e a grevistas. Dirigido por um falangista, Dimas Gimeno, o Corte Inglês converteu-se num ícone do machismo empresarial, acumulando denúncias por discriminação de género e escândalos como a venda de t-shirts infantis com frases em que se lia “Inteligente como o papá, bonita como a mamã”. Por tudo isto não é de estranhar que esta empresa desprezível utilize os contactos que tem com as cúpulas policiais e as leve a denunciar mais de 20 pessoas durante o passado fim-de-semana, acusando-as de participar nalgumas acções de protesto levadas a cabo pelo nosso sindicato ou qualquer dos colectivos e assembleias que se solidarizaram com esta luta. Os dois companheiros detidos esta manhã são os últimos incriminados até este momento.

Estes últimos companheiros são acusados de obstrução à justiça, desordens públicas e extorsão. Acusa-os uma empresa que, recordemos, participa no procedimento penal contra os grevistas do 29M exigindo 5 anos de prisão e 8500 euros de responsabilidade civil. Foi, concretamente, este facto que desencadeou a campanha de boicote. Longe de renunciar agora à penalização dos grevistas, O Corte Inglês põe mais lenha na fogueira ao denunciar mais de 20 pessoas neste contexto.

Eles têm claro o seu papel neste conflito. Não é uma questão económica, já que o que está em jogo nesta luta são quatro tostões para uma multinacional como esta. No entanto, sabem que em jogo está algo mais. Não cederam a esta reivindicação porque têm medo de perder o seu estatuto de autoridade inquestionável, de empresa intocável. Sabem o que simbolizam e cumprem o seu papel.

Desde a CNT de Barcelona deixamos claro, a partir de agora mesmo, que não toleraremos a atitude fascista e repressiva do Corte Inglês, de braço dado com os Mossos (polícia catalã). Um acontecimento da mesma natureza do que este desencadeou uma campanha de boicote que se estendeu por todo o Estado. Agora, a campanha de boicote ao Corte Inglês terá mais força e aumentará em contundência e em número de acções. Que se preparem, se quiserem guerra tê-la-ão.

Com este comunicado fazemos um apelo a todas as pessoas, colectivos, sindicatos e organizações solidárias para que incrementem o nível de luta contra o Corte Inglês até que este se veja obrigado a ceder no seu propósito de deter e encarcerar as pessoas que não transigem com as suas políticas miseráveis. Como dissemos nos piquetes, o Corte Inglês é mais do que uma empresa: é um símbolo. É o símbolo da exploração. Do machismo e da repressão. Por isso, a luta contra esta empresa é uma luta de todos.

Pela liberdade dos companheiros detidos, pela liberdade dos grevistas alvo de represálias, pela dignidade de toda a classe trabalhadora, hoje mais do que nunca, boicote ao Corte Inglês.

CNT de Barcelona

aqui: http://cntbarcelona.org/comunicat-detinguts-dos-militants-de-la-cnt-ait-de-barcelona-com-a-consequencia-duna-campanya-de-boicot-a-el-corte-ingles/

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s