Temas relacionados com o anarquismo cada vez mais estudados no meio universitário


Capturar

Para ler (PDF): Anarquismo e Relações de Género

*

Capturar1

Para ler(PDF): LA AUTOGESTIÓN LIBERTARIA

O interesse por temáticas relacionadas com o anarquismo e as ideias libertárias não pára de crescer. Por todo o mundo, são inumeráveis as teses que abordam o anarquismo nas suas diversas vertentes (histórica, sociológica, económica, política, filosófica, etc.).

Recentemente chegaram-nos ao conhecimento duas teses recentes de investigadores portugueses. Uma sobre “Anarquismo e Relações de Género – o olhar anarquista do início do século XX”, de Olinda da Conceição de Jesus Gama (ISCTE). Outra, em castelhano, sobre a autogestão: “QUANDO LA UTOPÍA ERA AHORA. UNA TEORIZACIÓN SOCIOLÓGICA HOLÍSTICA SOBRE LA AUTOGESTIÓN LIBERTARIA”, de RUI MANUEL GRÁCIO DAS NEVES (Universidad Complutense de Madrid).

Teses deste género enriquecem o espaço libertário, questionando-o. Durante muitas décadas o anarquismo esteve afastado dos meios universitários – sendo essencialmente um movimento de trabalhadores, virado para a práxis social mais imediata. Hoje, o pensamento libertário, ao mesmo tempo que renasce nas ruas, nos locais de trabalho e de vida, assume-se também na sua vertente intelectual e universitária, dando origem a inúmeros trabalhos de investigação e de debate de ideias.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s