(Insubmissão) Anarquistas franceses protestam contra alterações à lei da nacionalidade e pedem que lhes seja retirada a nacionalidade francesa


FA

Um conjunto de anarquistas pede oficialmente ao presidente da república francesa para que lhes seja retirada a nacionalidade

Por iniciativa de alguns militantes da Federação Anarquista Francesa, devido às últimas manipulações politiqueiras de um governo que brinca com o fogo do estado de emergência e da degradação da nacionalidade, uma dezena de pessoas pede para que lhes seja tirada a nacionalidade francesa e exigem ser cidadãos do mundo.

A Federação Anarquista que é, na essência, internacionalista e a-nacionalista, apoia esta iniciativa e apela a que ela se intensifique.

No momento da mundialização económica capitalista, uma outra mundialização é possível. Melhor: ela é necessária!

Federação Anarquista (França)

Aqui o texto do apelo destes companheiros:

mundo

 

F.T.P. (Francs tireurs Partisans d’une citoyenneté mondiale)

35 allée de l’Angle

Chaucre                                                                                                 le 22 janvier 2016

17190 St Georges d’Oléron

Tel : 05 46 76 73 10

Adresse électronique : editionslibertaires@wanadoo.fr

Assunto: pedido de retirada da nacionalidade francesa

Ao Sr. presidente da república francesa

Sr. presidente, endereçamos-lhe uma carta que lerá talvez se tiver tempo.

Nós nascemos neste país, a França, por acaso. Não escolhemos nascer, nem não nascer em França. Acontece assim com todos os seres humanos.

Até agora esta não escolha não nos punha muitos problemas. Podia-nos ter acontecido pior.

No entanto, desde já há algum tempo, entre Notre-Dame-des-Landes e a condenação de sindicalistas a prisão efectiva, nós começámos a ter algumas dúvidas sobre a sua capacidade de nos fazer acreditar numa França dita país dos direitos do homem. Já nem se recordará da última vez que falou de socialismo.

Com a sua última canalhice politiqueira a propósito da perda do direito de nacionalidade, as coisas ficaram claras. Você brinca com o fogo. Sabe que os terroristas se riem como crianças da nacionalidade lhes ser ou não tirada… E, no entanto, está à beira de criar um arsenal jurídico demagógico que coloca hoje em residência vigiada a ecologistas e a sindicalistas e que, amanhã, se voltará contra si.

Lembre-se de Martin Niemöller. Libertado dos campos de concentração pela queda do regime nazi, em 1945. Ele é o autor de “Quando eles nos vieram buscar…”, falsamente atribuído a Bertold Brecht. Dizia ele: “Quando os nazis vieram buscar os comunistas, eu não disse nada… não era comunista. Quando eles vieram buscar os sindicalistas, não disse nada… não era sindicalista. Quando vieram buscar os judeus, eu não disse nada… não era judeu. Quando vieram buscar-me … não havia mais ninguém para protestar”.

Senhor Presidente, amanhã, quando aqueles que diz combater estiverem no poder, ficarão contentes por aplicarem as suas leis. Como não compreende isso?

Em consequência disso, e como nos permite ainda a Constituição, declaramo-nos em situação de insurreição.

Pela presente carta, queira receber o nosso pedido de retirada da nacionalidade francesa. Porquê?

Nós, franceses por acaso, não queremos ser franceses enquanto tiverdes incarnada esta ideia da França.

Pela presente, informamo-vos igualmente da nossa vontade em criar, no mais breve espaço de tempo, um cartão e um passaporte de cidadãos do mundo.

Senhor presidente, preveni os vossos homens de armas que nós nos vamos armar fortemente com estas armas de destruição massiva que são a inteligência, a não-violência, a honra e … o humor. E que não hesitaremos em disparar. Com estas armas!

Jean-Marc Raynaud, Dominique Lestrat, Yannick Thébault, Stephane Troplain, Paul Boino, Annie Arroyo, Laurent Conduché, Thyde Rosell, Claudie Annereau, Thierry Sassi ….

a resposta, mal humorada, de um outro anarquista:  https://culturesmic.wordpress.com/2016/01/24/un-anarchiste-demande-a-des-anarchistes-darreter-de-se-dire-anarchistes/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s