(opinião) Anarquia é liberdade de todos para todos


LIBERDADE

Como sistema politico-social que é, anarquia não se destina ao indivíduo, mas sim à sociedade. Assim anarquia não é liberdade individual, mas liberdade colectiva – liberdade de todos e para todos. Então, ser anarquista não é fazer o que apetece a cada um, já que a liberdade de um individuo colide, ou pode colidir, com a liberdade de outro. E como vivemos num todo (sociedade) relacionando-nos, precisamos de estabelecer as formas em que essas mesmas relações decorram sem atritos.

Sem leis, instituições, deuses ou religiões que imponham leis, obrigações ou qualquer limite externo ao comportamento individual, o respeito de cada um pelo todo e do todo por cada um, é o único meio que possuímos para construir uma sociedade onde impere a harmonia, sem existência de coação. Ou seja, liberdade em harmonia sem coacção externa, é o produto do respeito que nutrimos pelos outros.

Portanto anarquia não é liberdade absoluta já que auto limitamos a nossa liberdade com o respeito pelos outros; é liberdade auto-condicionada. Condicionada pelo próprio individuo e não por autoridades externas. Condicionada pela consciência de cada um, condicionada pela compreensão do estado do outro (empatia) e pelo respeito que nos merecem.

Só dessa forma é possível construir uma sociedade sem exploração, sem opressão, e na qual a liberdade, nossa e dos outros, seja integralmente respeitada. Dessa forma a melhor forma de definir anarquia é como sendo o mais elevado patamar de civilidade das sociedades humanas.

Luis Martins

27/1/2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s