(Coimbra) Encontro de Informação Alternativa a 25 e 26 de Fevereiro


coimbra

Nos últimos meses vários colectivos portugueses anti-autoritários e anti-capitalistas têm mantido contactos estreitos e desenvolvido uma rede, cada vez mais próxima, de informação alternativa. No mês de Outubro realizou-se uma primeira reunião no Alentejo(*), que decidiu criar a Rede de Informação Alternativa – de que o Portal Anarquista faz parte desde a primeira hora – e realizar este Encontro que vai decorrer agora em Coimbra e em que estarão também presentes vários projectos de media alternativos oriundos do Estado Espanhol (Madrid e Barcelona).

#InfoAltCoimbra

A 25 e 26 de Fevereiro, no Ateneu de Coimbra

Mesa Redonda com projectos de media alternativos | Oficina de Rádio

Num mundo onde grande parte do fluxo de informação é dominado por uma televisão e uma imprensa nas mãos de grandes conglomerados de media, é urgente encontrar outras formas de comunicar e de fazer e transmitir informação. Sentimos a necessidade de desconstruir os discursos hegemónicos através de projectos de comunicação horizontais e independentes, comprometidos com as comunidades e as ruas, bem como com as lutas e os processos que aí se desenvolvem. Na mesma medida, concebemos projectos de informação que não estejam comprometidos com o discurso das grandes empresas, nem dos grandes grupos económicos, nem dos partidos políticos. Depois de algumas conversas entre vários projectos de informação alternativa do território português, sentimos a necessidade de promover um amplo debate em torno do estado dos meios de informação

A 25 e 26 de Fevereiro, aproveitamos a presença em Coimbra de companheirxs de vários projectos de informação alternativa do Estado espanhol para convidar todos e todas xs interessadxs em participar nesta reflexão colectiva e partilha de aprendizagens em torno da informação.

Mesa Redonda com projectos de media alternativos

Na noite de 5ª-feira, dia 25, pelas 21h, o Ateneu de Coimbra acolhe uma Mesa Redonda com a presença de projectos do território português (Indymedia.pt, Jornal Mapa, Portal Anarquista e Guilhotina.info), de Madrid (Periódico Diagonal e Radio Vallekas) e da Catalunha (Jornal La Directa). Após as intervenções iniciais, teremos espaço para debate aberto.

Oficina de Rádio

Na sexta-feira, dia 26, também no Ateneu, pelas 18h, realizar-se-á uma Oficina de Rádio onde uma companheira da Radio Vallekas, um combativo bairro madrileno, fará uma introdução sobre a emissão de rádio em FM e na web, a construção da programação e a importância da ligação à comunidade e aos movimentos sociais.

https://www.facebook.com/events/1554340654878464/

2015-10-10 21.47.37

(*) O encontro de Outubro, de carácter interno e muito direccionado para as actividades práticas, que se realizou no Alentejo, juntou uma dúzia de activistas em representação dos quatro colectivos que integram a rede de informação alternativa (#Altpt)

rede anrquista

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s