(movimento punk) Biblioteca Britânica assinala “40 anos de inovação e anarquia”


per-128-movimento-punk

2542

aaaaa

907

O movimento punk, popularizado por um estilo musical próprio e por uma atitude de contestação face à sociedade autoritária e capitalista, nasceu há 40 anos nos meios operários juvenis e marginais das principais cidades dos Estados Unidos e  de Inglaterra. E foi precisamente no Reino Unido que o movimento ganhou maior identidade e expressão, sendo muito influenciado politicamente por ideais anarquistas, de contestação do poder e de afirmação da individualidade.

Como em muitos outros movimentos, o que era essencial permaneceu – a revolta e a contestação, atraindo muitos jovens para as fileiras do anarquismo. Do ponto de vista musical outros sons foram aparecendo e outros movimentos lhe sucederam.

A memória do movimento punk é agora evocada em Londres numa exposição na British Library (Biblioteca Britânica) que foi buscar aos seus arquivos muito material desta época, em que os Sex Pistols, Clash, Nirvana eram alguns dos grupos de referência.

sugestão de Viriato Porto (aqui)

One comment

  1. Existem muitos traidores no movimento, não só no punk, no metal também. Acho pura besteira esse negocio da elite/midias popularizarem esses movimentos. Eles nunca fizeram parte de nenhuma tribo urbana! O facismo e o nazismo por exemplo: sempre foram formas de poder ligadas à direita, jamais à esquerda!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s