(filme) “Os Anarquistas” ainda sem estreia marcada em Portugal


Há dois dias o jornal catalão “La Directa” denunciou o facto de dois alegados agentes da segurança do estado espanhol terem tentado subornar um anarquista, integrante da organização Embat, ligado aos movimentos sociais e uma vítima da operação policial contra o movimento libertário e associativo de Barcelona, a operação Pandora. Os dois elementos da policia espanhola propuseram-lhe que “bufasse” os movimentos sociais a troco de dinheiro.

Ao longo da história do movimento anarquista, dada a sua combatividade, por inúmeras vezes o Estado e o capital tentaram infiltrar-se nas suas fileiras através das mais diversas artimanhas. Algumas vezes as suas armadilhas foram coroadas de êxito, outras não. Desta vez a denúncia pública surtiu efeito e o jogo sujo dos elementos da segurança do Estado foi denunciado.  Outras vezes não e os efeitos são sempre desastrosos para as organizações infiltradas, com prisões, denúncias e violência.

Este, de algum modo, é também o tema do filme “Os Anarquistas” que foi apresentado no ano passado no Festival de Cannes e que só passou em Portugal numa sessão do Festival do Cinema Francês e ainda não tem estreia comercial marcada. No filme, que se passa em Paris, em 1899, um militar de origem humilde é escolhido para se infiltrar num grupo de anarquistas, com a promessa de uma promoção caso a missão seja bem sucedida. Enquanto fornece relatórios aos seus superiores, ele começa a questionar a operação e desenvolve sentimentos pessoais de confiança e cumplicidade em relação ao grupo anarquista e a alguns dos seus elementos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s