(Lisboa) Reunião Aberta de Preparação do 15 de Maio Global


3
.
#Nuitdebout
Lisboa, Jardim do Principe Real, sábado, dia 30 de Abril, 17H. 
(Ponto de encontro: Debaixo da árvore grande no Jardim do Príncipe Real)
 .
No 15 de Maio de 2011, após novo protesto contra políticos, banqueiros e contra as medidas de austeridade radicais submetidas à Espanha, um pequeno grupo de pessoas decidiram que uma manifestação não era suficiente e consequentemente não iriam regressar a casa, continuando assim o debate na praça Puerta del Sol.
 .
A razão era simples e clara, a nossa democracia tinha caído nas mãos de banqueiros e os nossos políticos foram corrompidos: Eles já não nos representavam. Era a altura de devolver o poder às pessoas, dando significado à palavra democracia.
 .
Apesar da repressão violenta da polícia e silêncio dos mídia, este vento de esperança rapidamente se contagiou pela Europa. Começando em Madrid, dispersou para Lisboa, Atenas e Turquia entre outros. Chegou a Nova Iorque e foi do México ao Brasil. Por último, chegou a Hong Kong. Todas as praças foram ocupadas por sonhadores que aspiravam construir uma nova forma de democracia direta e participativa. Seguindo o modelo da Primavera Árabe, começaram a ser organizadas assembleias populares para criar o início de um movimento internacional, horizontal e não-partidário de toda a humanidade. No 15 de Outubro de 2011, por convite à apresentação de Occupy Wall Street, um grito pela democracia real ressoou em mais de 1.000 cidades.
 .
Cinco anos depois, este movimento renasce das cinzas em França, com o #NuitDebout. Desde o 31 de Março, os franceses ocupam a Praça da República para ouvir a sua própria voz. A nossa luta vai além da reforma do trabalho: é todo um sistema que temos para repensar e criar juntos até o fim. Somamos já vários sábados em que nos juntamos no Rossio (Lisboa) pelas 18h, discutindo o trabalho, a economia que nos esmaga as vidas, as liberdades que nos são roubadas em nome da segurança, outras formas de pensar, decidir e construir coisas comuns. Somos trabalhadores, estudantes, migrantes, desempregados, precários, refugiados e manifestantes. Passamos a noite de pé porque o capitalismo nos dá insónias. Pretendemos ser o pesadelo dos que têm andado a dormir demasiado descansados.
 .
Este movimento desde o primeiro momento funciona numa linha horizontal com regime de assembleia, onde as discussões geradas não são apenas para discutir o “contra” mas para de forma colectiva aprender, criar e propor um modo alternativo que não seja gerador de desigualdades. Sem preconceitos, sem partidos, sem agendas.
 .
O #NuitDebout representa um novo impulso na luta global contra a ditadura das finanças, exploração das pessoas e destruição do meio ambiente. Esta luta não só decorre na Europa, no Canadá ou nos Estados Unidos, mas em todo o mundo onde as pessoas simples, como nós, encontram esperança.
 .
Por tudo isto a Assembleia Popular na Place de La Republique em Paris, apela a todos os povos da Europa e do mundo, para ocupar lugares públicos e organizar nas próximas semanas uma nova temporada de luta pela democracia.
.
O 15 de Maio de 2016 deverá marcar o advento de uma consciência global e é por isso que nós, o movimento #NoiteDePe em Lisboa, queremos convidar todos a reunir de forma aberta e apartidária já neste sábado dia 30 nos Jardins do Príncipe Real com o objectivo de entre todos, pensar na melhor maneira de preparar este 15 de Maio Global.
 .
Se fazes parte de um movimento ou projecto que tem como objectivos o aumento de poder político das pessoas, a divulgação de informação critica, a defesa da natureza, a preservação do conhecimento livre, ou que aches que se enquadra com este movimento… Aparece no próximo sábado no Príncipe Real e dá a conhecer o teu projecto. Precisamos de ti. Ajuda-nos.
 .
Nós somos o 99%, nós todos juntos podemos mudar o mundo!
 .
(Texto adaptado Assembleias NuitDebout)
.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s