Itália: 8 de Agosto. Revolta no CIE de Brindisi


20160808_185301.jpg

É assim que se vive no CIE – Centro de Identificação e Expulsão de Estrangeiros –  de Brindisi Restinco.

interno-cie-brindisi-1“Mobiliário” em cimento e ferro, comida de má qualidade, ausência de cuidados de saúde (assistência sanitária). Mas, acima de tudo, dignidade espezinhada, privação de liberdade, a espera de uma expulsão ou de escorregar de volta para o círculo infernal da clandestinidade.

É precisa instigação para se revoltar contra tudo isto?


Na tarde de segunda-feira, 8 de Agosto, enquanto que do lado de fora do CIE em Brindisi Restinco decorria uma concentração de solidariedade com os reclusos, desde o interior da estrutura muitos comunicaram as condições às quais são forçados a submeter-se. As janelas das celas dão para o relvado onde se estava a realizar a concentração, o que facilita a comunicação direta, verbal. Depois, os reclusos já em revolta atearam fogo a lençóis e colchões, em duas secções, gritando “Liberdade”.


Immagine 4-2-2Agora os dois dormitórios da secção A e um da secção B estão inutilizáveis; há alguns dias que os reclusos estão amontoados entre alguns corredores e um pátio, onde além disso são obrigados a dormir sem colchão nem lençóis, quer no chão, quer em cima das mesas da cantina. A secção C está ainda intacta e em regime de funcionamento.

Um rapaz de 22 anos da Costa do Marfim foi preso porque, gravado pelas câmaras de vigilância interna, foi considerado um dos responsáveis pelos incêndios.


Como já aconteceu em outros CIE, o fogo da revolta tornou inutilizável parte do centro de detenção, tornando menos eficaz a capacidade do Estado de encarcerar e deportar.


Alguns inimigos das fronteiras – Lecce

(traduzido de https://hurriya.noblogs.org/ )

(enviado por email para divulgação)
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s