(EUA) Pela liberdade de Mumia Abu-Jamal, doente e preso há 35 anos


mumia1

Jornalista e militante negro anti-racista, antigo membro dos Panteras Negras, Mumia Abu-Jamal foi preso a 9 de Dezembro de 1981, sob a acusação de ter assassinado o oficial de polícia Daniel Faulkner, em Filadélfia, nos Estados Unidos, e condenado á pena de morte.  Ao longo de 20 anos de uma incessante batalha judicial, repleta de apelos a um julgamento justo por parte de inúmeras personalidades e de milhares de manifestantes, e apesar da constatação de inúmeras irregularidades no processo, a data da sua execução foi várias vezes marcada e depois suspensa. Ao todo, Abu Jamal esteve quase 30 anos no corredor da morte. Segundo o relato de várias testemunhas, tudo começou quando Jamal interveio para socorrer o seu irmão mais novo, que estava sendo brutalmente espancado por Faulkner. Havia um outro homem, não identificado, no meio deste incidente que provocou muita confusão, gritos e disparos. Quando outros policias chegaram ao local, Jamal estava ferido e Faulkner morto. As mesmas testemunhas declararam ter visto o homem não identificado – que não se parecia com Jamal – fugir do local.

*

mumia

HOJE, DIA 9 DE DEZEMBRO, passam 35 anos desde que Mumia Abu-Jamal foi alvo de um primeiro atentado da polícia contra a sua vida, organizado em Filadélfia .

Não conseguiram matá-lo em 9 de Dezembro de 1981, também não o consumaram com a sentença de morte ao mantê-lo em condições de tortura durante quase 30 anos no corredor da morte, ao condená-lo posteriormente à pena perpétua uma forma de morte lenta na prisão .

Hoje, no final de 2016 a abreviação do seu tempo de vida é uma realidade com o facto de Mumia ter hepatite C, podendo morrer se lhe subtraírem os medicamentos anti-virais que lhe podem ser vitais para a vida .

Esta é uma realidade partilhada por 6.000 presos e presas, só no Estado da Pensilvânia . De facto, esta doença tornou-se uma epidemia silenciosa em toda a população prisional nos Estados Unidos e no mundo, com particular incidência nos países geridos pelas leis das patentes. Nesses países só algumas pessoas podem ter acesso aos anti-virais, devido ao seu custo altíssimo, atingindo mil dólares cada comprimido !

No passado mês de Setembro o Juiz Federal Robert Mariani determinou que a falta de assistência médica adequada para as pessoas presas é uma violação grave da oitava alteração da Constituição Federal dos EUA, que proíbe os castigos cruéis e incomuns, e que o alto custo das remédios não é um pretexto válido para negar-lhes o tratamento. Mas não ordenou o tratamento que Mumia solicita, com o pretexto de que os seus advogados processaram as pessoas erradas.

Neste ano que se avizinha, a nossa acção prioritária continua a ser a liberdade de Mumia e a exigência de que lhe seja ministrada a medicamentação que o possa curar .

Embora Mumia não esteja bem, continua a lutar com as suas tomadas de posição conscientes a partir da sua cela. Sem acesso a um computador ou ao internet, publicou nove livros e continua gravando os seus ensaios via rádio sobre os eventos actuais no mundo .

Convidamos-te a fazeres connosco a denúncia do sistema prisional americano assente no terrorismo capitalista e racismo, agora sob a era Trump, mais propícia à supremacia branca do que nunca .

35 ANOS DEPOIS DA PRISÃO DE MUMIA, A LUTA PELA SUA LIBERTAÇÃO CONTINUA PRESENTE, bem como a exigência da libertação de todos os prisioneiros e prisioneiras políticas nas prisões dos Estados Unidos, incluindo os 9 de MOVE, Sundiata Acoli, Dr. Mutulu Shakur, Jalil Muntaqim, Herman Bell, Leonard Peltier, Oscar Lopez Rivera, imã Jamil Al Amin, Kamau Sadiki, Maliki latini, David Gilbert, Ruchell Magee, Robert Seth Hayes, Veronza Bowers, Ed Poindexter, Russell ‘Maroon’ Shoatz, Jo Jo Bowen, Fred Muhammad Burton, Kojo Bomani Sabubu e Richard Mafundi Lake, entre outros.

LIBERDADE PARA MUMIA ABU-JAMAL E TODOS OS PRESOS POLÍTICOS !

PELA DESTRUIÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO !

PELA LIBERDADE !

aqui: https://www.facebook.com/361860907279943/photos/a.361881777277856.1073741828.361860907279943/965756360223725/?type=3&theater

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s