(Coimbra) Relato de um dia de luta contra a Fundação


a

b

c

d

#AltPT Luta Anti-Fundação sobe de tom em #Coimbra | Relato de um dia de mobilização

No seguimento da convocatória pelo Conselho de Republicas, mais de uma centena de manifestantes reuniu-se ontem, segunda-feira, na Porta Férrea para protestar contra a privatização da Universidade de Coimbra. Daí seguiu uma marcha pelo Pólo I da UC, apelando à participação da restante comunidade universitária.

Após várias intervenções à frente da Faculdade de Letras, a manifestação rumou ao Pátio das Escolas e entrou pelo edifício da Reitoria adentro. As palavras de ordem que ecoaram na Reitoria encontraram apenas portas fechadas. Decidiu-se então procurar directamente o reitor, no seu gabinete. Após a invasão do edifício e ocupação das escadarias que dão acesso ao gabinete, o Reitor saiu da toca e foi de encontro aos manifestantes.

As suas respostas às pessoas que o confrontaram foram vagas e evasivas. Face às imensas e diversas críticas e questões apresentadas por manifestantes, o reitor virou costas e escapou em direcção à Reitoria. Insatisfeitos pelas respostas vazias do reitor, xs manifestantes seguiram-no até este se esconder novamente atrás de portas fechadas. Assim com o caminho barrado na Recepção da Reitoria, colocou-se uma faixa à sua janela e reuniram-se na escadaria da reitoria de forma para discutir em assembleia os proximos passos da luta.

Divulgamos aqui um texto consensualizado em assembleia:

ASSEMBLEIA ANTI-FUNDAÇÃO

Mais de uma centena de pessoas reuniu-se hoje numa concentração contra a Fundação. A concentracão percorreu o Pólo I da UC, dirigindo-se então à Reitoria. Depois de o Reitor ter vindo falar com xs manifestantes, insatisfeitas com as suas palavras vagas, as pessoas presentes no protesto reuniram-se em assembleia para discutir os próximos passos da luta contra a Fundação.
Nesta Assembleia, as presentes decidiram chamar nova assembleia esta quarta-feira às 18h à entrada da Faculdade de Letras.
Chamamos estudantes, professoras e funcionárias para participar nesta Assembleia, para nos esclarecermos colectivamente sobre o Regime Fundacional e preparar futuras acções de esclarecimento da comunidade universitária.
20 de Fevereiro de 2017

aqui: https://www.facebook.com/guilhotina.info

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s