(Portugal) Nova editora libertária edita livro sobre o anarquismo ilegalista


“Preferi roubar a ser roubado”, vários autores, Barricada de Livros, Lisboa 2017. 8 Euros.

Um novo livro de uma nova editora libertária que agora inicia o seu labor em consonância com o aumento da influência que o anarquismo está a ter, mais uma vez, em todo o mundo e, também, na Península Ibérica.

Trata-se do primeiro livro de uma nova editora chamada Barricada de Livros e nele estão incluídos textos, nunca editados em português, de anarquistas ilegalistas sobre o roubo revolucionário.

O ilegalismo é uma corrente minoritária e marginal dentro do anarquismo que defende o roubo das classes dominantes como forma de vida, de luta e de restituição.

Na introdução apresenta-se o ilegalismo na sua origem – a Belle Époque – e os seus fundadores mais importantes: Clément Duval e Alexandre Marius Jacob. Seguem-se as biografias destes e os seus textos. Depois apresenta-se o ilegalismo na Argentina – anarquismo expropriador – com biografia de Miguel Roscigna e o texto “O direito ao ócio e à expropriação individual”.

O título do livro “Preferi roubar a ser roubado!” é uma frase da declaração de Marius Jacob “Porque roubei?” e conta ainda com desenhos originais de José Maria Quadros.

À venda (ou se preferirdes roubar estais à vontade) nas melhores e mais marginais livrarias.

Anúncios

3 comments

  1. No Porto na Livraria Gato Vadio.e na livraria Utopia..
    Em Lisboa, na Tortuga (Rua da Penha de França, 217) e na Letra Livre (Calçada do Combro, 139 – pode ser comprado pela internet), e em outros locais alternativos como o MOB e a RDA. Brevemente na Fonte de Letras, em Évora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s