Gabriel Pombo da Silva recorre da decisão de extradição para o Estado Espanhol


0gabriel

Actualizações sobre Gabriel Pombo da Silva

Depois de um mês de detenção do nosso companheiro Gabriel, preso desde 25 de Janeiro em território português, o tribunal de Guimarães decidiu a favor da sua extradição para o Estado espanhol.

Esta notícia não nos surpreende, dada a vingança que a juíza Mercedes Navarro, do Tribunal número 2 de Girona, quer levar a cabo em relação a Gabriel. Esta juíza é a mesma que em Maio de 2016 pediu ao então director da prisão de Dueñas (Palencia) que ocultasse a ordem de libertação imediata de Gabriel, que, depois de três semanas de «sequestro», saboreou finalmente a liberdade em 16 de Junho (por essa mesma razão a juíza Navarro foi denunciada por «prevaricação»). Esta Navarro, durante este último mês, não fez senão pressionar as autoridades portuguesas para que «este perigosíssimo indivíduo» fosse entregue às autoridades espanholas.

Lembremos que o objectivo da defesa é, acima de tudo, obter a libertação de Gabriel em virtude do «princípio de especialidade» (graças ao qual foi libertado há quatro anos e que não perdeu validade jurídica) e, em todo o caso, evitar a extradição, dada a cidadania portuguesa que Gabriel recentemente obteve (Portugal não pode extraditar um «seu cidadão»).

Nem o «princípio de especialidade», nem a cidadania portuguesa, foram tidos em consideração pelo tribunal de Guimarães, que se limitou a dar razão à defesa de Gabriel, para depois concluir que deve proceder à extradição (ou seja, não pôde ficar indiferente à pressão da senhora Navarro).

O advogado está a trabalhar no recurso para o Tribunal Supremo de Lisboa, e, até que este não se pronuncie (dentro de algumas semanas), Gabriel continuará nas instalações da Polícia Judiciária do Porto. Continuamos a exprimir toda a nossa solidariedade com Gabriel… e que esta não seja uma palavra vã!

Liberdade para Gabriel!!!

Todxs livres!!!

Viva a Anarquia!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s