Documentário “RUA” (2021, 18 minutos)


RUA from Left Hand Rotation on Vimeo.

Este documentário é um registo em imagens da Lisboa durante a pandemia, com as ruas desertas e em contraposição as lutas que ocuparam o espaço público no últimos anos: Feminismo, Antirracismo, Habitação e Clima, com algumas desocupações com policia de choque como aconteceu na greve climática de 2019. Um filme sobre a crise de saúde e disputas políticas que explodem na cidade.
Trata-se de uma peça feita perante a necessidade urgente de voltar para as ruas e não perder o espaço público como já está a acontecer com a massificação de esplanadas, sair para a rua para fazer mais alguma coisa que não seja apenas o consumo.
Como dizia o Comité Invisível: Todas as razões para fazer a revolução existem. Todas as razões estão reunidas, mas não são as razões que fazem as revoluções, são os corpos. E os corpos estão à frente dos écrans.

2 comments

  1. Anarquismo e comunismo são a antítese um do outro.

    E isto não tem nada de anarquismo, e tudo de comunismo.

    1. Há anarquistas e anarquistas. Não há verdadeiros ou falsos. E há anarquistas comunistas. Não partidários ou afins do marxismo, leninismo ou outros ismos. Malatesta era comunista e anarquista. Tudo neste video tem a ver com reivindicações sociais e nada com bandeiras partidárias. Seja-se anarquista, de que tendência se for, só se pode estar sempre com quem luta contra o capitalismo, a exploração e a opressão. Seja do Estado, do capital, do marido ou de qualquer outro poder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s