A Associação Internacional de Trabalhadores (AIT) comemora o 100º aniversário com um Congresso em Alcoy (Espanha) entre os dias  5 e 11 de dezembro


.

A Associação Internacional de Trabalhadores é uma confederação internacional de sindicatos anarcossindicalistas e sindicalistas revolucionários – a que pertenceu a CGT portuguesa na década de 20 do século passado -, fundada em Berlim em 1922, que reivindica o legado das seções antiautoritárias da Primeira Internacional. Nos primeiros anos, a organização chegou a representar milhões de trabalhadores em todo o mundo. Para além da CGT portuguesa, estavam filiadas na AIT as maiores centrais sindicais de todo o mundo, como a  CNT espanhola, a USI italiana, a FORA argentina ou a FAU alemã. Teve um papel preponderante durante a Guerra Civil Espanhola e em muitos outros conflitos laborais em todo o mundo.

Posteriormente foi perdendo peso, com a irrupção das ditaduras portuguesa e espanhola e com o fim da segunda Guerra Mundial em que a internacional comunista se tornou praticamente hegemónica em muitos países.

Com a queda dos fascismo ibéricos e das ditaduras comunistas, a AIT reorganizou-se a partir de finais da década de 70 do século passado, integrando antigas e novas secções.

No entanto, devido a divergências quanto à representatividade interna de cada uma das secções, a AIT entrou em crise e foi vítima de uma cisão em 2016, em que vários dos sindicatos mais representativos, entre os quais a CNT espanhola e a USI italiana abandonaram a organização, criando dois anos depois, em 2018, a CIT – Confederação Internacional de Trabalhadores (que, neste momento, congrega, para além da CNT, da FAU e da USI, os IWW dos Estados Unidos e Canadá, a FORA argentina, a IP polaca e a EZE grega).

Quanto à AIT manteve-se com pequenas secções em vários países, nomeadamente em Espanha em que alguns sindicatos abandonaram a CNT por não concordarem com esta cisão, criando a CNT-AIT. Para além da CNT-AIT fazem parte da Associação 14 secções e 5 observadores que vão desde a Rússia ao Nepal e da Austrália às Filipinas.

No ano em que comemora o 100º aniversário a AIT vai realizar o seu 28º Congresso em Espanha, em Alcoy (Alicante), entre 5 e 11 de Dezembro, estando já marcados diversas iniciativas de carácter cultural que irão decorrer em paralelo, como exposições, lançamento de livros, espetáculos, etc.

Em Portugal durante alguns anos, no virar do século XX para o XXI, funcionou uma pequena secção da AIT, que acabou por desaparecer no decurso de 2017, pouco depois de ter tido lugar a cisão na AIT.

.

Programa

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s