(Turquia) Em memória do anarcosindicalista Ali Kitapc, morto no ataque bombista de Ankara


ali

Lembramos Ali Kitapci, um dos primeiros a trabalhar para a organização da causa anarco-sindicalista na Turquia moderna. Ele foi um dos 14 membros da União Independente de Transportes mortos no ataque bombista de  Ankara, no sábado. Esteve envolvido, ainda  jovem, com o movimento anarquista na Inglaterra e continuou activo durante os últimos 30 anos. Para além da luta sindical, ele foi um membro activo de muitas organizações anarquistas em Ancara a partir do segundo semestre de 1980.

*

Ali Kitapci (1958-2015) foi um dos 14 membros da BTS-KESK [União Independente de Transportes] que foram mortos na explosão deste sábado em Ankara (que matou mais de cem pessoas que participavam numa marcha pela Paz organizada por diversos sindicatos e associações políticas e sociais). Kitapci esteve envolvido, ainda  jovem, com o movimento anarquista na Inglaterra e continuou activo durante os últimos 30 anos. Para além da luta sindical, foi um membro activo de muitas organizações anarquistas em Ankara a partir do segundo semestre de 1980 e apelou aos anarquistas para que se unissem à luta comum. Foi um dos primeiros a lutar pela organização anarco-sindicalista na Turquia moderna. Foi uma inspiração para muitos dos sues companheiros de diferentes ideias e gerações.

Na cerimónia organizada a 12 de outubro pelo seu sindicato na Estação ferroviária de Ankara, em memória de todos os membros do sindicato que perderam as vidas neste atentado, estiveram milhares de pessoas. Depois desta cerimónia, o seu corpo foi enterrado no cemitério Karsiyaka com a participação da sua companheira e camarada Emel, do  seu filho Artun Siyah e de muitos camaradas anarquistas vindos de diferentes lugares da Turquia. Centenas de anarquistas que compareceram ao funeral prometeram continuar a sua luta.

As palavras da sua companheira e camarada no funeral foram também a expressão dos sentimentos de todos os outros companheiros:

“O nosso coração está com ele. A nossa raiva é alimentada pela sua força. Estamos todos aqui. Estamos todos aqui. É apenas o seu corpo que vai ficar aqui. Ele estará connosco para sempre. Ele será a nossa luz e iluminar-nos-á para sempre.”

aqui: https://www.facebook.com/IstanbulAnarsiInisiyatifi/photos/a.348776621918115.1073741828.338581986270912/746946675434439/?type=3&theater

ali2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s