Declaração do Congresso de Fundação da Resistência Estudantil Luta e Liberdade


 

resitência estudantil

(O Coletivo Estudantil Libertário passou por um processo de reestruturação que culminou na Fundação da Resistência Estudantil Luta e Liberdade. Vimos assim, por este meio, pedir a divulgação da nossa declaração)

Várias e vários estudantes do ensino secundário e universitário português deram início em Julho de 2017 ao processo de fundação da organização de tendência Resistência Estudantil Luta e Liberdade.

Com tendência referimo-nos a uma organização que atue no movimento estudantil, fortalecendo-o e não substituindo-o. Acreditamos na necessidade de um movimento estudantil bem organizado e autónomo em relação ao Estado, aos partidos políticos e entidades burocráticas, organizado de baixo para cima, de maneira a que cada luta que travamos reflita as nossas necessidades enquanto estudantes, e não os interesses de um punhado de oportunistas.

Sabemos que o movimento estudantil em Portugal tem sofrido diversas derrotas e retrocessos, com a precarização e consequente mercantilização do ensino público. Identificamos cada vez mais a elitização e exclusão através das propinas e do avanço da privatização da universidade pública com a recente introdução do regime fundacional, com baixa resistência por parte da comunidade escolar. A burocratização bem como o aparelhamento do movimento por partidos políticos demonstraram-se verdadeiras fábricas de derrotas que necessitam de ser superadas para que tenhamos conquistas reais.

O nosso acordo é definido a partir da nossa atuação e perspectiva, e não de uma ideologia específica, como o anarquismo ou o marxismo. Fechamos assim uma fase de organização, o Coletivo Estudantil Libertário de Lisboa, para avançar na missão de construir um movimento estudantil forte, classista, autónomo e combativo.

Convidamos todas e todos os estudantes do movimento estudantil em Portugal interessados nesta nova etapa a juntarem-se a nós na construção de um movimento estudantil realmente das e dos estudantes, que ouse lutar e ouse vencer.

ARRIBA LAS QUE LUCHAN!
LUTAR! CRIAR! PODER POPULAR!
DEFENDER O PÚBLICO, CONSTRUIR O COMUM!

aqui: https://www.facebook.com/RELutaLiberdade/photos/a.966188940072393.1073741828.951731221518165/1656203967737550/?type=3&theater

Deixe um comentário