Chomsky: as democracias europeias chegaram ao colapso total


chomsky

As democracias europeias chegaram ao colapso total, independentemente da cor política dos governos, porque as decisões são tomadas em Bruxelas, assinalou sábado o linguista, activista e analista político libertário Noam Chomsky.

Segundo afirmou, no Festival de Ciências celebrado no Auditório de Roma, em Itália, com a destruição das democracias na Europa caminhamos para as ditaduras.

A título de exemplo, disse que em Itália, a democracia deixou de existir desde que chegou ao governo o ex-comissário europeu Mario Monti em 2011. Esse político foi, segundo Chomsky, “designado pelos burocratas de Bruxelas e não pelos eleitores”, cita o portal de notícias italiano RAI News.

No entanto, assinalou, este é um fenómeno que está a acontecer a nível global.

 “Até o “Wall Street Journal” escreveu que a democracia nos Estados Unidos está à borda do colapso, pois qualquer governo, seja de direita ou de esquerda, segue a mesma política, decidida por grupos de banqueiros e de burocratas”, assegurou o também filósofo durante a sua intervenção.

“A política só serve para enriquecer os banqueiros”, afirmou Chomsky que descreveu o neoliberalismo como “um grande ataque contra a população mundial, o maior ataque ocorrido nos últimos 40 anos”.

aqui: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/118092-chomsky-democracia-colapso-total-europa

2 comments

  1. Eu acredito na democracia. Não na realizada através de partidos políticos mas através de universidades públicas.
    Cada universidade com todas as suas faculdades deveriam apresentar um projecto político para o país que depois iria a votos.
    Acredito que só no domínio do saber se podem encontrar soluções que sirvam o interesse geral.

Deixe um comentário