(Barcelona) Polícia tenta desalojar CSO Can Vies, activistas resistem


17 anos depois da ocupação, os Mossos (polícia autonómica catalã) começaram a desalojar esta segunda-feira o centro social autogestionado Can Vies, no Bairro de Sants, em Barcelona. À uma da tarde, no momento da chegada do aparato policial –  que incluía uma grua e um helicóptero – havia onze activistas no interior do edíficio dispostos a resistirem ao despejo, para o qual havia uma data limite no fim deste mês. Duas  pessoas continuavam há uma hora atrás no interior do edificio e desde o CSO Can Vies alertaram para que qualquer tentativa para os retirar “poria em risco a sua vida e a dos Mossos”.

Fora, na Praça de Sants, reuniram-se mais de duas centenas de pessoas para mostrarem o seu apoio, vizinhos do bairro e activistas de diversas idades, entre os quais alguns que ocuparam Can Vies há 17 anos e jovens estudantes, que levantavam um cartaz face ao cordão policial, o que provocou alguns incidentes por parte dos Mossos. Depois de duas horas frente ao cordão policial, a concentração dividiu-se para cortar todos os acessos à Praça de Sants em sinal de protesto. Entretanto, foi convocada uma manifestação para as 20 horas frente à Estação de Sants.

Nove dos activistas residentes foram saindo progressivamente, sem que tenha havido detenções, e foram recebidos com aplausos e gritos de solidariedade. Duas delas sairam fortemente atadas entre si pelos braços, fazendo parte da acção de resistêrncia. No interior, duas pessoas continuam a resistir dentro de um bunker de cimento com 15 botijas de gas butano no interior para evitar que a policia utilize ferramentas perfuradoras, segundo explica num vídeo o semanário La Directa.

http://www.alasbarricadas.org/noticias/node/30372

https://www.diagonalperiodico.net/libertades/23015-numerosos-activistas-resisten-al-asalto-policial-interior-del-centro-social-can

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s